Dívida de morador cai de R$ 50 mil para R$ 500 após ajuda do Procon Serra

Morador conseguiu a renegociação durante evento promovido pelo Procon Serra no Terminal de Laranjeiras

Dívida de morador cai de R$ 50 mil para R$ 500 após ajuda do Procon Serra


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Freepik

Uma dívida no valor de mais de R$ 50 mil caiu para pouco mais de R$ 500,00 após o Procon Serra atuar como mediador na negociação do débito. A redução, de quase 99%, foi sobre a dívida que um morador de Nova Carapina I tinha com um banco. Além deste débito, ele tinha mais um com outro banco, que teve redução de 97%. 

O morador, o motorista Rosan Alves Santiago, conseguiu a renegociação durante um evento promovido pelo Procon Serra em março passado, no Terminal de Laranjeiras. Durante o atendimento, ele apresentou duas dívidas, uma de R$ 50.400,00 com um banco privado e outra no valor de R$ 12.229,00 com uma instituição pública. 

Por meio do atendimento do Procon Serra, as dívidas passaram a ter o valor, respectivamente, de R$ 544,00 e de R$ 363,00, desde que o pagamento fosse feito à vista. 

A secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lilian Mota, lembra que este resultado mostra a importância das ações externas promovidas pelo Procon Serra em terminais e nos bairros da Serra. 

“Muitos munícipes, por falta de tempo, dificuldades de mobilidade ou mesmo por desconhecimento, acabam deixando de comparecer ao Procon para reivindicar seus direitos enquanto consumidores. Ao levar o Procon até eles, facilitamos o acesso dessa parcela da população a este direito fundamental”, destaca a secretária. 

A esposa de Rosan, a autônoma Macilene Santana, alerta a população que tenha débitos a procurar o Procon Serra caso recebam propostas de renegociação de dívidas. Ela explica que antes de ir ao Procon havia recebido uma proposta para quitar a dívida, fez o pagamento mas mesmo assim continuaram negativados, pois a proposta era um golpe. 

“Quando aparecer os valores pequenos assim, tem que ir até o Procon, verificar se está tudo certo, pedir uma orientação para poder ver se está tudo certo para não cair em golpe”, orienta a moradora. 

Atendimento ao consumidor

O Procon Serra funciona das 8h às 17 horas e está situado no Pró-Cidadão, na Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5.416, Portal de Jacaraípe. Os telefones de contato para dúvidas e denúncias são 3252-7242/7243/7295/7298 e o celular (27) 98128-8533. As denúncias podem ser feitas também pelo e-mail fiscalizacao.procon@serra.es.gov.br.