Educação entrega ampliação de escola rural em Cidade Nova
Emef recebeu mais quatro salas, climatização e parquinho infantil
Texto: Marcelo Pereira
- Foto: Samuel Chahoud, Edson Reis e Marcelo Pereira
Uma manhã de festa para a comunidade rural de Cidade Nova. É que foi entregue pela Secretaria de Educação (Sedu) e de Obras (Seob) nesta quarta-feira (5) a ampliação da Emef Belvedere – Classe Chapada Grande. Com oferta de mais 200 vagas, a escola ganhou mais quatro salas de aula (totalizando oito).
O investimento de R$ 1.897.243,24 incluiu salas climatizadas com ar condicionado e ventiladores; instalação de parquinho com piso emborrachado e cobertura; construção de um novo muro com instalação de tela nylofor; pintura de toda a parte externa e calçada cidadã no entorno da escola.
A cerimônia contou com a presença da secretária de Educação da Serra, Luciana Galdino, representando o prefeito Sergio Vidigal; da secretária de Obras, Izabela Roriz; representantes da Câmara de Vereadores, lideranças comunitárias da região e servidores da Educação, professores, pedagogos, profissionais de apoio e estudantes da escola.
O diretor da Emef, Renato Fraga, lembrou que a escola está intimamente ligada à história de sua família, o que tornava as intervenções e melhorias mais que especiais.
“Minha avó e minha mãe foram professoras aqui e eu e meus irmãos estudamos aqui. Hoje, sou gestor dessa unidade de ensino. Tenho irmão médico, arquiteto, engenheiro e eu me tornei professor. É prova que a escola é possibilidade. Com certeza, com essa ampliação e melhoria ela vai fazer nossas crianças irem mais longe. Com o conhecimento adquirido aqui teremos mais professores, mais profissionais, mais estudantes realizando sonhos de ser o que quiserem na vida”, declarou, elogiando o trabalho da atual gestão que não deixa de fora as escolas da zona rural.
A secretária de Obras, Izabela Roriz, lembrou de que a unidade de ensino necessitava de uma grande reforma, mas a intervenção foi mais além.
“Construímos uma nova escola porque sabemos o quão importante é fazer essas ampliações. Quando olhamos o que era esta escola antes e como ela ficou agora é de se sentir muita gratidão porque escola é terra de oportunidade. Até o final desse ano, iremos entregar 17 novas escolas no município e mais de 10 ampliações, sem contar todas as reformas e ampliações que fizemos como a climatização”, destacou.
Finalizando, a secretária de Educação, Luciana Galdino, lembrou que a atual gestão é comprometida com o avanço da qualidade de ensino no município.
“As crianças recebem uma escola praticamente nova, com um espaço lindo, confortável e humanizado. Esse é o compromisso do nosso prefeito Sergio Vidigal com a Educação e nossa gratidão ao que ele fez aqui e ao que ele tem feito em toda a rede municipal de escolas da Serra. Ele tem trabalhado firme para deixar nossas escolas cada vez mais bonitas e confortáveis. Isso para ver vocês, crianças, felizes, e a equipe de profissionais da Educação dando o seu melhor num ambiente agradável, digno e seguro”, declarou.
Famílias e estudantes aprovam nova escola
Bisavó de quatro meninas que estudam na Emef Belvedere – Classe Chapada Grande, Maria Rosemere de Jesus, 68 anos, foi só elogios para a nova estrutura entregue.
“Conseguiram melhor muito esta escola e tenho certeza que as meninas vão estar mais animadas para estudar”, reforçou.
Os estudantes do segundo ano, Thayla Monteiro, 8 anos, e João Miguel de Oliveira, 7, disseram que vivem um novo momento na escola. “A gente ganhou mais salas de aula, mais colegas para estudar e estamos com ar-condicionado e ventilador. Muito diferente do que era antes e muito melhor”, apontou a garota.
Já Oliveira não esqueceu do parquinho. “A gente agora tem mais um lugar para brincar. Está tudo ótimo”, destacou.