Número de homicídios e de furto e roubo apresentam redução na Serra
Os dados foram apresentados durante o Gabinete de Gestão Integrada Municipal da Serra (GGIM)
Texto: Daniela Salgado
- Foto: Samuel Almeida - Secom/PMS
Nesta semana aconteceu o segundo encontro do Gabinete de Gestão Integrada Municipal da Serra (GGIM). A reunião, que alinha as estratégias da segurança pública no município reforçou o tema do Carnaval e, claro, expôs os indíces de criminalidade na cidade.
O encontro é organizado pela Secretaria de Defesa Social (Sedes) e conta com a presença de diversos agentes do setor judiciário e as forças policiais, com objetivo de integrar todas as esferas da segurança pública.
A reunião apresentou os primeiros dados da segurança pública deste ano. Em relação a janeiro do ano passado, houve reduções significantes nas taxas de homicídio (-23,1%), furto e roubo de veículos (-19%) e nos crimes contra o patrimônio, que tiveram uma expressiva queda de 25,9% nos indíces.
As tipologias dos crimes de patrimônio que apresentaram queda foram estelionato/fraude (-18,4%), roubo a pessoa em via público (-35,5%), roubo em transporte coletivo (-51,2%), furto em estabelecimento comercial (-1,4%), furto em transporte coletivo (-35,6%), crimes informáticos (-46,2%), roubo em estabelecimento comercial (-65%) e roubo em residência/condomínio (-33,3%).
Os dados apresentados pelo Observatório de Segurança Pública e Informações Estratégicas da Serra (Ospie) são da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp). Os números são resultados das comparações dos dados de janeiro de 2023 com janeiro de 2024.
Carnaval
A reunião antecedeu o período do Carnaval e, por isso, outras estratégias foram apresentadas para garantir a segurança dos cidadãos que vão ou não curtir as festividades, por parte de todas as forças policiais.
No âmbito municipal, a Sedes continua com o plano da Operação Verão + Seguro, que intensificou as ações de segurança no município, além de aumentar as escalas dos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) para os quatro dias de festas. A novidade da vez é que 42 agentes do Departamento de Operações de Trânsito (DOT) também atuarão em escala extra para aumentar a fiscalização da segurança viária. Para isso, além do patrulhamento nas orlas e balneários, os agentes do DOT farão blitze de fiscalização com etilômetros durante todos os dias nas principais vias da Serra.