GGIM destaca histórica redução de homicídios na Serra

Resultado foi exposto na décima reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal deste ano

GGIM destaca histórica redução de homicídios na Serra


Texto: Daniela Salgado - Foto: Samuel Chahoud

A décima reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) ocorreu na quarta-feira, dia 9 de outubro, na Prefeitura da Serra. O encontro reúne os principais agentes da segurança pública que atuam no município e compila resultados de janeiro a setembro de 2024 comparados ao mesmo período do ano passado.

O encontro mensal é organizado pela Secretaria de Defesa Social da Serra (Sedes) e conta com o envolvimento da Guarda Civil Municipal (GCM), do Departamento de Operações de Trânsito (DOT), da Defesa Civil, de outras secretarias da prefeitura da Serra, polícias Militar, Federal, Civil e Rodoviária, e de representantes do meio jurídico.

De início, foi destacada a histórica redução do número de homicídios dolosos na Serra onde, até o momento, 2024 tem o menor número do índice desde 1996. É válido ressaltar que, desde 2008, quando foram registrados 431 homicídios dolosos na cidade, esse índice só cai.

As reduções apresentadas no GGIM são relativas aos seguintes dados: tentativa de homicídios (-7,5%); número de armas apreendidas (-7,2%); crimes contra o patrimônio (-18,5%); crimes contra o patrimônio desconsiderando o estelionato/fraude (-31,09%); furto e roubo de veículos (-6,5%); furto e roubo de celulares (-24,6%); e vítimas fatais no trânsito (-19,6%). 

Dentro dos crimes contra o patrimônio, as tipificações que apresentaram redução foram estelionato/fraude, furto e roubo a pessoa em via pública, furto e roubo em transporte coletivo, furto e roubo em estabelecimento comercial, e furto e roubo em residência e condomínio.

Na reunião, o secretário de Defesa Social da Serra, Joel Lyrio, reforçou a importância do GGIM e das estratégias que saíram desses encontros nos resultados do município. “Estamos comprometidos com a redução de crimes na Serra, unindo esforços das diversas forças de segurança para garantir um ambiente mais seguro para todos os cidadãos”, pontuou.