GGIM destaca histórica redução de homicídios na Serra
Resultado foi exposto na décima reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal deste ano
Texto: Daniela Salgado
- Foto: Samuel Chahoud
A décima reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) ocorreu na quarta-feira, dia 9 de outubro, na Prefeitura da Serra. O encontro reúne os principais agentes da segurança pública que atuam no município e compila resultados de janeiro a setembro de 2024 comparados ao mesmo período do ano passado.
O encontro mensal é organizado pela Secretaria de Defesa Social da Serra (Sedes) e conta com o envolvimento da Guarda Civil Municipal (GCM), do Departamento de Operações de Trânsito (DOT), da Defesa Civil, de outras secretarias da prefeitura da Serra, polícias Militar, Federal, Civil e Rodoviária, e de representantes do meio jurídico.
De início, foi destacada a histórica redução do número de homicídios dolosos na Serra onde, até o momento, 2024 tem o menor número do índice desde 1996. É válido ressaltar que, desde 2008, quando foram registrados 431 homicídios dolosos na cidade, esse índice só cai.
As reduções apresentadas no GGIM são relativas aos seguintes dados: tentativa de homicídios (-7,5%); número de armas apreendidas (-7,2%); crimes contra o patrimônio (-18,5%); crimes contra o patrimônio desconsiderando o estelionato/fraude (-31,09%); furto e roubo de veículos (-6,5%); furto e roubo de celulares (-24,6%); e vítimas fatais no trânsito (-19,6%).
Dentro dos crimes contra o patrimônio, as tipificações que apresentaram redução foram estelionato/fraude, furto e roubo a pessoa em via pública, furto e roubo em transporte coletivo, furto e roubo em estabelecimento comercial, e furto e roubo em residência e condomínio.
Na reunião, o secretário de Defesa Social da Serra, Joel Lyrio, reforçou a importância do GGIM e das estratégias que saíram desses encontros nos resultados do município. “Estamos comprometidos com a redução de crimes na Serra, unindo esforços das diversas forças de segurança para garantir um ambiente mais seguro para todos os cidadãos”, pontuou.