Obra de ampliação da Avenida Civit I chega à BR-101

Investimento de quase R$ 100 milhões contribuirá para o trânsito local de veículos pesados e na qualidade de vida dos moradores do entorno

Obra de ampliação da Avenida Civit I chega à BR-101


Texto: Daniela Salgado - Foto: Seob/PMS

Condutores e pedestres que trafegam pela Avenida Civit I já podem perceber os avanços da obra de ampliação da via. A obra, que teve sua ordem de serviço assinada em janeiro, conta com várias frentes de trabalho para acelerar a execução do projeto.

Como o projeto prevê a criação de uma grande ampliação da Avenida Civit I, o trabalho extenso de terraplanagem continua. A Secretaria de Obras da Serra (Seob) também realiza o reforço de subleito, um terreno de fundação que terá sua área pavimentada; e a implantação de bases para as novas pistas, tanto no sentido BR-101 para Civit I, quanto para o sentido inverso, onde cada via terá três faixas de rolamento.

A obra também conta com serviços como a macrodrenagem em Nova Carapina e Eldorado. O objetivo é minimizar os alagamentos em áreas ocupadas à beira de cursos d’água.

Por meio do método não destrutivo, a Seob realiza a implantação de bueiros na Avenida Martim Pescador, em Eldorado, no tobogã próximo à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Mestre Álvaro; e na Avenida João Pinheiro, em Nova Carapina, próximo à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Nos arredores da rodovia BR-101, está sendo executado um desmonte de rochas que vão abrir um caminho para a pista de aceleração dos veículos seguirem em direção a Serra Sede, da pista que vem do Civit I em direção à rodovia.

O parque linear também teve avanços. Já está em construção a quadra de concreto, um campo de futebol society com grama sintética e um campo de areia na altura do bairro Maringá.

Sobre o projeto

O projeto consiste em ampliar o sistema viário da localidade e construir três faixas de circulação para cada sentido da via, além de um extenso parque linear de 51 mil metros quadrados - que terá equipamentos públicos como quadras poliesportivas, campo de futebol society, pista de skate e de caminhada, área de vivência e estacionamento. Também será construída uma ciclovia de 4,5 quilômetros. A obra possui o investimento de R$ 96 milhões.