Prefeitura da Serra economiza mais de R$ 12 milhões com transformação digital

O município eliminou os processos em papel

Prefeitura da Serra economiza mais de R$ 12 milhões com transformação digital

Texto: Djeisan Maria - Foto: Divulgação

Mais de 50 mil pessoas estão utilizando os serviços digitais da Prefeitura da Serra. O número aponta que 1/3 da população serrana economicamente ativa está usando a plataforma disponibilizada pela administração para as pessoas acessarem serviços sem ter de sair de casa ou do escritório.

A transição não apenas modernizou os procedimentos, mas gerou uma economia de mais de R$ 12 milhões para os cofres públicos municipais. Os dados revelam que mais de 137 mil processos já foram movimentados no sistema que começou a ser implantado na Prefeitura em 2021, eliminando, neste ano, definitivamente o uso de papel nos processos administrativos.

A eliminação do papel aprimorou a eficiência e teve impactos ambientais positivos. A renúncia ao uso de mais de sete milhões de folhas do papel contribuiu diretamente para a preservação de 685 árvores que deixaram de ser derrubadas para a produção desse material.

O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia Pedro Trindade, que está à frente da transformação digital que o município realizou comenta sobre a importância dos dados.

“Os dados demonstram não apenas eficiência operacional, mas um compromisso responsável com a sustentabilidade e a conveniência dos cidadãos e cidadãs serranas”, afirma Pedro.