Secretaria da Fazenda recebe prêmios estadual e nacional por projeto de ICMS
O projeto visa potencializar a receita de ICMS do município
Texto: Secom
- Foto: Divulgação Amunes
A Secretaria da Fazenda (Sefa) recebeu importantes prêmios pelo bom desempenho na administração pública. A pasta foi reconhecida no 2º Prêmio Boas Práticas "Senador Gerson Camata" da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e no 28° Prêmio Tesouro Nacional de Finanças Públicas.
O alcance dos bons resultados se deve ao projeto "Sped Serra: a contribuição do Fisco Municipal para Cidade", implementado pelo Departamento de Administração Tributária do município. O projeto, que visa potencializar a receita de ICMS, foi reconhecido por sua inovação, replicabilidade, sustentabilidade e efetividade.
O secretário da Fazenda Henrique Valentim destaca os resultados positivos do projeto. “Os resultados tangíveis alcançados pelo projeto demonstraram um impacto positivo no repasse de ICMS ao tesouro municipal, proporcionando uma abordagem sustentável e eficiente para garantia das políticas públicas. O reconhecimento nos prêmios evidencia não apenas a eficácia do programa, mas também a aplicação consciente e avançada de ciência de dados para aprimorar as práticas de auditoria contábil tributária”.
A entrega da premiação do Boas Práticas aconteceu nessa semana, sendo reconhecido na categoria Finanças Públicas recebendo como prêmio um valor de R$ 50 mil para o município.
Premiação nacional
O Prêmio Tesouro de Finanças Públicas, promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional, é tradicional e de relevância em todo o País. Esse êxito reforça a posição da Secretaria da Fazenda da Serra como uma entidade comprometida com a modernização da gestão pública, contribuindo, assim, para o desenvolvimento econômico e sustentável da Serra e, ao mesmo tempo, se posicionando como uma referência técnica em Finanças Públicas no país.
“Nosso projeto é o único dentre os premiados na categoria que foi executado por uma equipe de servidores municipais. Estamos entre os melhores projetos do país, ao lado de estados que possuem muito mais recursos e estrutura do que os municípios. Isso demonstra como nossa equipe de Auditores Fiscais e demais técnicos é aguerrida, forte e capacitada, e nosso maior desafio é melhorar ainda mais”, destaca Valentim.
A premiação será entregue em Brasília no próximo dia 12. O município da Serra ficou em segundo lugar dentro da categoria Soluções em Gestão Fiscal.