Serra amplia prestação de serviços de medicina e segurança do trabalho

A ação é direcionada aos servidores do executivo municipal

Serra amplia prestação de serviços de medicina e segurança do trabalho


Texto: Djeisan Maria - Foto: Freepik

A Prefeitura Municipal da Serra está ampliando os protocolos aplicados na administração em relação à medicina e segurança do trabalho. Dentro dessa estratégia, está construindo os programas de Gerenciamento de Riscos (PGR) e de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

Esses documentos são fundamentais para nortear as ações da administração em relação ao controle de risco, bem como ao caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho. 

Equipes técnicas de uma empresa especializada contratada pela Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento (Segeplan), estão visitando todos os departamentos municipais para levantar os dados que irão alimentar os programas.  

A subsecretária de Recursos Humanos da Serra, Claudia Hackbart, explica que se trata de uma iniciativa inovadora no município: “Nosso objetivo é que com base nos programas seja possível construir e consolidar as ações voltadas à temática de medicina e segurança do trabalho, fortalecendo e garantindo maior agilidade aos serviços já prestados, com foco na saúde e qualidade de vida dos servidores”, afirma Claudia

Ela acrescenta que a iniciativa não se limita à ampliação dos protocolos. “A expectativa é de que ao longo dos próximos meses os servidores vivenciem um atendimento humanizado e proativo, no sentido de alcançar consideráveis melhorias na saúde física e mental dos trabalhadores” afirma Hackbart.