Serra é a cidade capixaba com a maior rede de fibra óptica

Serra é a cidade capixaba com a maior rede de fibra óptica

Texto: Djeisan Maria - Foto: Pixabay

A Serra conta com uma rede de fibra óptica com cerca de 300Km de extensão, a maior entre todas as das cidades do Espírito Santo. O município, que em 2021 tinha 215 km, planeja alcançar 400 km neste ano.

A expansão da rede de fibra óptica significa mais pontos de internet disponíveis para as pessoas no município. Além de extensa, a rede da Prefeitura conta com a vantagem de ser própria, o que quer dizer que não há risco de o serviço ser interrompido como poderia acontecer no caso de a fibra ser de uma empresa contratada.

Outro ponto positivo da rede serrana é que ela é integrada, ou seja, o servidor ou servidora consegue acessar documentos da rede com o seu login de qualquer computador da administração municipal.  Além disso, o sistema conta uma solução de monitoramento de redes em tempo real, que permite rer visibilidade completa de todos os seus ativos de hardware e software permite a integridade da rede.

“Esta expansão reflete nosso compromisso com a transformação digital no município, facilitando o acesso à internet e, consequentemente, aos serviços públicos. A rede oferece velocidade, reduzindo tempos de carregamento e downloads, e aprimorando a estabilidade e velocidade da conexão”, explica o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Pedro Trindade.