Serra é a primeira cidade do Estado com enfermeiro Responsável Técnico em unidades de saúde 

A iniciativa é uma conquista do município, cujo projeto foi discutido e aprovado junto ao Coren-ES em 2022

Serra é a primeira cidade do Estado com enfermeiro Responsável Técnico em unidades de saúde 


Texto: Amanda Amaral - Foto: Edson Reis/PMS

A Secretaria de Saúde da Serra registrou mais um marco, na quarta-feira (6), com a posse dos enfermeiros Responsáveis Técnicos (RTs) com certificação do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-ES). O município se tornou o primeiro do Espírito Santo a ter o profissional atuando na Atenção Primária a Saúde (APS).

A cerimônia de posse aconteceu no auditório da Secretaria, em Serra Sede, e contou com a presença da secretária de Saúde da Serra, Fernanda Coimbra, da presidente do Coren-ES, Sandra Cavati; e do promotor do Ministério Público da Serra, Pablo Drews Bittencourt Costa. 

O objetivo é promover qualidade e desenvolvimento de uma assistência de enfermagem em seus aspectos técnicos e éticos, além de segura para a sociedade e os profissionais de enfermagem. 

“Semana passada lançamos um protocolo próprio para a classificação de risco nas UPAs da Serra e hoje estamos comemorando outro feito, um sinal de que estamos avançado. Se depender da nossa equipe, a Serra será pioneira sempre”, disse a secretária. 

“A Prefeitura da Serra está fazendo história na Atenção Primária. Vão ganhar os profissionais, mas também os usuários”, comentou Sandra Cavati.

Já o promotor Pablo destacou: "É um orgulho para a Serra sair na frente, motivo de orgulho para todos nós e, também, para as equipes de enfermagem”. 

Histórico

A lotação dos RTs na Prefeitura da Serra atende a nova Resolução nº 727 de 2023, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica pelo Serviço de Enfermagem e define as atribuições do Responsável Técnico.  A nova norma técnica surgiu para atender demandas não contempladas na anterior no que se refere a Atenção Primária.

A iniciativa é uma conquista do município, cujo projeto foi discutido e aprovado junto ao Conselho de Enfermagem do Espírito Santo, em 2022. 

Ainda em 2022, a Prefeitura da Serra já abriu processo seletivo (Edital Sesa nº 104/2022) para preencher vagas de Responsável Técnico, com profissionais que ainda não faziam parte dessa equipe. A seleção interna foi realizada com pessoal do quadro efetivo/celetista/contratado. O mesmo edital também previa vagas para Coordenador de Enfermagem.