Serra inicia Ciclo Formativo com palestra sobre Consciência Racial
Palestra "A Importância de Ter Consciência Racial no Serviço Público" inicia Ciclo Formativo

Texto: Sedir e Andreia Soares
- Foto: Jefferson Barbosa
Aconteceu nessa quinta-feira, 14, a primeira ação do Ciclo Formativo sobre Direitos Humanos com a realização da palestra "A Importância de Ter Consciência Racial no Serviço Público", ministrada pelo Professor Doutor Gustavo Forde.
O Ciclo Formativo é uma realização Departamento de Promoção de Igualdade Racial da Serra, em parceria com o Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos (NDRH), da Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento.
Ambiente acolhedor para abordar tema
"Esta palestra foi mais um passo para o diálogo sobre questões raciais, tão necessário aos servidores do município. O Professor Doutor Gustavo Forde é uma grande referência na militância do movimento negro e também parte da academia. Abordar a importância da consciência racial no serviço público não é uma tarefa fácil, porém, foi criado ambiente acolhedor para se debater a existência do racismo estrutural e como combatê-lo. O evento foi um sucesso", explicou Noemi Dandara Rangel Monteiro, Diretora de Promoção de Igualdade Racial.
O palestrante possui excelente didática e conseguiu abordar o tema de forma leve e que faz com que as pessoas passem a se questionar sobre a importância da consciência racial e qual o papel do servidor na construção de políticas públicas eficazes.
É importante destacar a participação de servidores de diversas secretarias, que serão multiplicadores em seu cotidiano.
“Abordar as questões raciais pode gerar incômodo, mas é necessário falar sobre”, completa Dandara.
Novos eventos do Ciclo Formativo
O Ciclo Formativo sobre Direitos Humanos tem o objetivo de trazer outras temáticas raciais, em um futuro próximo. O Departamento de Promoção de Igualdade Racial da Serra está avaliando datas disponíveis dos palestrantes para a ampla divulgação de novos eventos.