Serra + Saúde será lançado na Unidade Regional de Jacaraípe neste sábado (11)
O evento consiste em um mutirão de serviços de saúde com Plantão da Influenza, consultas médicas, PSA, preventivo, entre outros
Texto: Amanda Amaral
- Foto: Divulgação-Secom/PMS
No sábado (11), a Unidade Regional de Saúde (URS) de Jacaraípe abre as portas para a primeira edição do Serra + Saúde, que será realizado das 8 às 17 horas.
No evento, além de ações voltadas à saúde do homem em razão do Novembro Azul, está previsto a realização de mais de mil consultas e serviços, que vão desde de encaminhamentos para exames ao Plantão da Influenza.
O objetivo é fortalecer a promoção à saúde com ações de prevenção e educação, além de ampliar o acesso da população aos serviços com atendimento aos finais de semana, aumentando a oferta de solicitações e encaminhamentos de exames e de consultas com especialistas.
Entre os serviços ofertados estão:
- consulta médica com especialistas (oftalmologista, neuropediatra, dermatologista, psiquiatra, ortopedista, cardiologista, urologista);
- atendimento com clínico geral, pediatra, dentista (infantil e adulto);
- coleta de preventivos;
- encaminhamento para exame de PSA;
- Práticas Integrativas e Complementares na Saúde (PICS) e atividade em grupo com equipe da saúde mental;
- pesagem do Bolsa Família;
- dispensação de medicamentos;
- testes rápidos (sífilis e hepatites B e C)
- Vacinação contra influenza e Covid-19, além das doses preconizadas pelo Calendário Nacional de Vacinação.
Exame de PSA
Em razão do Novembro Azul, no evento Serra + Saúde serão disponibilizados 300 encaminhamentos médicos para a realização do PSA, visando a detecção precoce do câncer de próstata, que se inicia com o exame de sangue conhecido como Antígeno Específico da Próstata (PSA). Ele é indicado sob critério médico e para pacientes com sintomas inespecíficos a partir dos 50 anos, e a partir dos 45 naqueles com histórico familiar, obesos e afrodescendentes, conforme preconiza o Ministério da Saúde.
Plantão da Influenza
Visando ampliar a cobertura vacinal da influenza, a Secretaria de Saúde da Serra reforça a importância da imunização contra a doença, mesmo após o período de inverno. É necessário se vacinar contra influenza todos os anos, pois os vírus sofrem modificações e os que circulam na população em um ano não serão necessariamente os mesmos do ano seguinte.
A vacina é segura e reduz as complicações que podem levar aos casos graves, internações ou até mesmo óbitos. Além das doses contra influenza, no Serra + Saúde também estarão disponíveis vacinas contra Covid-19, além das preconizadas no Calendário Nacional de Vacinação.