Ativismo pelo fim da violência: roda de conversa fortalece mulheres na Serra

Ação faz parte dos "21 Dias de Ativismo", promove acolhimento, troca de vivências e reflexão sobre o enfrentamento à violência

Ativismo pelo fim da violência: roda de conversa fortalece mulheres na Serra


Texto: Sâmia de Oliveira - Foto: Sâmia de Oliveira

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência da Serra (Cramvis), realizou uma roda de conversa e dinâmica especial como parte da mobilização dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. O encontro reuniu mulheres atendidas e acompanhadas pelo serviço para um momento de escuta, acolhimento e fortalecimento emocional.

A atividade proporcionou um espaço seguro de diálogo, onde as participantes compartilharam vivências e receberam orientações sobre prevenção, direitos e suporte disponível na rede municipal. A proposta reforça o compromisso da Prefeitura da Serra com políticas públicas que asseguram proteção, autonomia e cuidado integral às mulheres.

A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Lilian Mota, destacou o impacto de ações como esta no enfrentamento à violência. “Seguimos firmes no propósito de acolher, orientar e fortalecer mulheres. Informação é proteção, e momentos como este lembram que nenhuma mulher precisa caminhar sozinha”, afirmou.

A chefe de Divisão do Departamento de Enfrentamento à Violência (Denvis), Jussara Silva, reforçou a importância da construção de vínculo entre as usuárias. “Hoje celebramos a potência de cada mulher que passa pelo serviço. Aqui, elas encontram rede, apoio e a certeza de que são capazes de recomeçar com dignidade e segurança”, completou.

A ação integra o calendário dos 21 Dias de Ativismo, campanha internacional de sensibilização e enfrentamento à violência de gênero. Na Serra, o trabalho segue de forma contínua, com iniciativas de proteção, prevenção e fortalecimento de direitos.

Saiba onde buscar ajuda

Se você ou alguém que você conhece está enfrentando violência doméstica, ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher.
Em casos de flagrante ou emergêncialigue 190 para acionar a Polícia Militar.

Cramvis – Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência da Serra
(27) 99836-2909 | (27) 3328-7500

Casas da Rosa
Feu Rosa: (27) 98182-1023
Jacaraípe: (27) 98166-0751

Patrulha Maria da Penha – Guarda Municipal da Serra
Acionamento realizado via Cramvis.

Ouvidoria da Mulher
Canal de escuta e acolhimento para denúncias, sugestões e pedidos de orientação.
(27) 3338-3915 ou pelo e-mail ouvidoriadamulher@serra.es.gov.br