Noite de Memória: Caminhada Noturna Recorda Insurreição de Queimado
O evento acontece neste sábado (22) e as inscrições são online

Texto: Roberta Pelissari
- Foto: Edson Reis
No próximo sábado (22) acontece a 13ª edição da Caminhada Noturna dos Zumbis Contemporâneos, evento que celebra os 176 anos da Insurreição de Queimado. Os participantes se encontrarão em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, na Serra Sede, às 23h59 de onde seguirão até as ruínas de Queimado, percorrendo um trajeto de cerca de 16 km.
As inscrições para o evento são gratuitas e devem ser feitas no link: https://encurtador.com.br/12ge3. A caminhada deve reunir 300 participantes.
Durante o percurso haverá uma parada no Recanto Morro do Céu, das 2 às 3 horas, em que os caminhantes farão um momento para descanso, lanche e hidração. A chegada ao destino final, nas Ruínas da Igreja de São José do Queimado, deve acontecer por volta das 6 horas.
A atividade é realizada pelo Fórum Chico Prego e conta com o apoio da Prefeitura Municipal da Serra, por meio da secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur) e Secretaria de Direitos Humanos (Sedir).
O titular da Setur, Anderson Madeira, destaca a importância do evento. "Incentivar e apoiar as tradições culturais e religiosas de nosso municipio, contribuindo para o fortalecimento e preservação da cultura é um dos compromissos de nossa gestão", afirma.
Celebração Inter-religiosa
Após a caminhada, acontece a 26ª Celebração Inter-religiosa e apresentações culturais no Sítio Histórico de Queimado.
A celebração relembra a trajetória dos escravizados da antiga Vila do Queimado, destacando os movimentos de resistência que surgiram durante o período escravista. Um desses movimentos foi liderado pelos próprios escravizados, que manifestaram sua revolta após uma promessa não cumprida. Na época, o Frei Gregório José Maria de Bene havia prometido a alforria aos escravizados em troca da construção de uma igreja. No entanto, após a conclusão da obra, a liberdade não foi concedida, resultando em uma revolta que, infelizmente, levou punições severas aos participantes.
História
A caminhada faz parte dos eventos para celebrar os 176 anos da Insurreição de Queimado, que aconteceu no dia 19 de março de 1849 e que é conhecido como o principal movimento contra a escravidão ocorrido no Espírito Santo. Ainda faz parte da programação da Insurreição, apresentações culturais, uma sessão solene e uma corrida.
"A Insurreição de Queimado é um dos marcos mais importantes da resistência negra no Espírito Santo, e a Caminhada Noturna dos Zumbis Contemporâneos tem o papel fundamental de manter viva essa memória e no domingo a celebração inter religiosa pelos 176 anos da insurreição. Centenas de pessoas vão refazer o caminho dos nossos ancestrais, reafirmando o compromisso com a luta por igualdade racial e justiça. A Celebração Inter-religiosa reforça o caráter espiritual e cultural desse momento" declara o representante do Fórum Chico Prego, Ivo Lopes.