Segunda edição: Operação Entulho para inibir o descarte irregular de resíduos

Seis barreiras em pontos estratégicos abordaram os veículos

Segunda edição: Operação Entulho para inibir o descarte irregular de resíduos

Texto: Andreia Soares - Foto: Divulgação/Sese-PMS

No intuito de inibir o transporte e o descarte irregular de resíduos vindos de outros municípios da região metropolitana para a Serra, a Secretaria Municipal de Serviços (Sese) realizou nesta quinta-feira (28), a 2ª edição da Operação Entulho.

A operação tem a parceria das Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedur), de Meio Ambiente (Semma), de Defesa Social (Sedes) e das Polícias Rodoviária Federal, Civil e Militar.

Balanço da 2ª edição

Ao longo da tarde, a Operação Entulho vistoriou 30 veículos, sendo que dois foram notificados pela Sedur e três receberam notificação da Semma por irregularidades no transporte de entulho. Os condutores estão sujeitos a multas que podem variar de R$ 300 a R$ 10 mil.

Barreiras

As equipes formaram barreiras em pontos estratégicos para a abordagem dos veículos:

- BR 101, em frente ao Supermercado São José;

- Pátio do Pavilhão de Carapina;

- Antes da alça para acessar o viaduto, sentido Pavilhão de Carapina;

- Rodovia do Contorno, no acesso à pista lateral, sentido Serra;

- Avenida José Rato, sentido BR 101;

- Avenida Norte Sul, sentido Terminal de Carapina.

130 mil toneladas de entulho em 2021

O secretário de Serviços da Serra, Enio Bergoli, destaca que até o final de 2021, a Serra terá recolhido e destinado, por meio da Sese, mais de 130 mil toneladas desse tipo de resíduo.

“Essa quantidade é praticamente equivalente à quantidade de lixo doméstico recolhido durante todo o ano. Esse número não se identifica em nenhum outro município do Estado ou do país”

A irregularidade no transporte e destinação de entulhos no município da Serra causa prejuízos significativos aos cofres do município, alcançando a marca do R$ 1 milhão e meio de custos por mês.

Com mais uma edição da Operação Entulho, nesta quinta, associada a outras relacionadas ao Programa Serra Cidade Limpa e Saudável, a expectativa é de redução desses gastos, de modo que a Prefeitura da Serra aplique esses recursos em outras áreas que trazem mais benefícios à população.