Ação contra golpes e fraudes às pessoas idosas reuniu cerca de 80 pessoas
Ação foi em conjunto com a Policia Civil, EDP, Cras e Procon
Texto: Mariana Santos
- Foto: Mariana Santos
A ação realizada para prevenir e orientar sobre golpes e fraudes às pessoas idosas foi um verdadeiro sucesso no Cras de Laranjeiras. Palestra com a Polícia Civil, orientações do Procon, cadastros no CadÚnico e soluções de dúvidas com a EDP foram alguns dos serviços ofertados aos munícipes.
Lindacir Brito, uma das participantes, disse que viu a divulgação pela TV e logo correu para aproveitar o momento. Segundo ela, recebe ligações de golpes quase todos os dias.
“Eles me ligam e pedem dados. Eu nunca passo, mas é sempre bom estar muito bem orientada. Eles fazem empréstimo no nosso nome, é terrível”, disse ela.
Com uma apresentação dinâmica, a Polícia Civil mostrou os casos recorrentes e orientou como agir em casos de golpes, além de ressaltar o cuidado ao receber pedidos de dados e fotos de documentos.
Para a secretária da Assistência Social, Cláudia Silva, a ação é fundamental, principalmente para este público que fica vulnerável à tecnologia.
“Sabemos que, infelizmente, muitas pessoas mal intencionadas se aproveitam da vulnerabilidade das outras pessoas para cometer crimes que afetam não apenas o patrimônio financeiro, mas também a saúde emocional e a dignidade de cada um. Nosso objetivo aqui não é apenas alertar, mas capacitar”, comentou.
Em uma parceria do Cras de Laranjeiras e de Jardim Tropical, os participantes também puderam aproveitar o momento para realizar a atualização ou o cadastro no CadÚnico, para ter acesso aos benefícios. Além disso, eles estavam também realizando confecção de carteira de passagem do idoso.