Família Acolhedora: inscreva-se e seja porto seguro na vida de uma criança

O Programa Família Acolhedora não é adoção nem apadrinhamento afetivo.

Família Acolhedora: inscreva-se e seja porto seguro na vida de uma criança


Texto: Anete Lacerda - Foto: Freepik

Os moradores da Serra com mais de 25 anos que acreditam no afeto como alicerce essencial na vida de uma criança podem se cadastrar no Programa Família Acolhedora, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). O programa irá selecionar, capacitar e acompanhar famílias do município no acolhimento a crianças e adolescentes de zero a 18 anos em situação de risco abrigadas em instituições de acolhimento.

A secretária de Assistência Social, Cláudia Silva, destaca a importância da adesão a esse programa, que além de fornecer proteção e cuidados essenciais, garante que a criança ou adolescente possa manter-se em um ambiente familiar e comunitário. "Isso favorece a criação de vínculos afetivos e a continuidade de uma vida ativa na comunidade, o que  ajuda a combater o estigma do abandono e permite que as crianças e adolescentes, em momento de transição, estejam cercados de atenção e afeto", pontua Cláudia.

Fanny Faria, moradora de Jardim Limoeiro, mãe de uma criança de dois e outra de cinco anos,  está inscrita e passando pelo processo de análise para o possível recebimento de uma criança. Ela não sabe ainda o sexo nem a idade, mas diz que está muito feliz por ter o privilégio de apoiar essa iniciativa.            

Cláudia Silva frisa ainda que o acolhimento familiar garante mais do que um lugar para morar: ele oferece uma base emocional estável e um cuidado contínuo que contribuem para o desenvolvimento saudável do acolhido. “Quando uma criança precisa ser afastada da sua família, ela necessita de carinho e atenção até que possa voltar para a família de origem ou ser encaminhada para adoção”.

" O amor por ajudar e o sentimento de poder fazer alguma coisa pelas crianças, amenizar de algum jeito a dor que elas possam estar sentindo é gratificante. Espero poder passar para elas pelo menos um pouquinho do que Jesus faz aqui na minha casa todos os dias”, destaca Fanny.

 

Como funciona o Programa 

A Secretaria de Assistência Social abre oportunidade para pessoas dispostas a acolher as crianças que hoje se encontram em instituições de acolhimento. Os interessados podem fazer sua inscrição através do perfil do Instagram @familiaacolhedoraserra, ou comparecer pessoalmente na sede do serviço, localizada na Rua Érico Veríssimo, 183, no Parque Residencial Laranjeiras.

“Toda família que deseja contribuir com mudanças na vida de uma criança ou adolescente poderá recebê-las na sua casa”, informa a coordenadora do Programa Família Acolhedora, Florency Pacheco. Ela  lembra que esse é um acolhimento temporário até que a família de origem possa recebê-la de volta.  As famílias inscritas estão sendo contatadas pela equipe técnica e algumas já foram ouvidas pelas assistentes sociais”, informa.

Flowrency  esclarece  que a Família Acolhedora não é adoção nem apadrinhamento afetivo. “Temos um slogan usado nacionalmente que é “a tempestade passa e a vida continua”. Então a nossa perspectiva é que essa criança retorne ao seu lar de origem”, enfatiza.

 

O que é necessário para se candidatar ao Família Acolhedora

- Residir no município da Serra há pelo menos dois anos;
- Estar em boas condições de saúde física e mental para oferecer cuidado e proteção à criança ou adolescente;
- Não ter antecedentes criminais;
- Demonstrar disponibilidade e interesse em garantir proteção aos direitos e deveres da criança ou adolescente, com capacidade afetiva para o acolhimento;
- Disponibilizar espaço adequado na residência para o recebimento da criança ou adolescente;
- Não estar registrado no cadastro de habilitados do Sistema Nacional de Adoção (SNA/CNJ) ou em processo de habilitação para adoção de crianças ou adolescentes.Serviço

Serviço
Inscrição para Programa Família Acolhedora
Instagram @familiaacolhedoraserra
Endereço - Rua Érico Veríssimo, 183, no Parque Residencial Laranjeiras