Agosto Lilás: Terminal de Laranjeiras recebe ação especial no aniversário da Lei Maria da Penha

Em alusão aos 19 anos da Lei, ação busca levar informação e fortalecer redes de apoio para prevenir e enfrentar a violência contra a mulher

Agosto Lilás: Terminal de Laranjeiras recebe ação especial no aniversário da Lei Maria da Penha


Texto: Sâmia de Oliveira - Foto: Secom PMS

Nesta quinta-feira (7), a partir das 7h, o Terminal de Laranjeiras será palco de uma grande ação de conscientização e fortalecimento da rede de proteção às mulheres. A iniciativa, promovida pela Prefeitura da Serra por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPOM), contará várias ações voltadas à segurança feminina e ao enfrentamento da violência de gênero.

A atividade integra a programação do Agosto Lilás — mês nacional de mobilização pelo fim da violência contra a mulher — e celebra os 19 anos da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006). Durante a ação, será realizada uma abordagem educativa voltada às mulheres, com espaço para tirar dúvidas e receber orientações jurídicas com a advogada do Departamento de Atendimento Jurídico às Mulheres (Dajum), além de orientações com o Departamento de Operações de Trânsito (DOT) e atendimento psicossocial com as profissionais da Seppom.

Lilian Mota, secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, destaca a importância do fortalecimento contínuo da rede de proteção na cidade. “A Serra vem construindo, ao longo dos anos, uma rede sólida, articulada e humanizada de enfrentamento à violência contra a mulher. Cada novo serviço, cada iniciativa, representa um elo a mais nessa corrente de proteção. Nosso compromisso é garantir que nenhuma mulher esteja sozinha.”

Ela reforça ainda o papel da gestão municipal na consolidação dessas políticas públicas. “O prefeito Weverson Meireles tem sido um aliado fundamental na estruturação dessa rede. Seu apoio firme e sensível tem permitido avanços importantes na ampliação dos serviços, na qualificação dos atendimentos e na criação de novas estratégias que colocam a vida das mulheres como prioridade. Estamos avançando com responsabilidade, coragem e cuidado”, concluiu.

 

Rede forte e ampliada

Desde 2012, a Serra se destaca como pioneira na implantação de políticas públicas voltadas exclusivamente às mulheres, sendo o primeiro município capixaba a criar uma secretaria com essa finalidade. A SEPPOM vem liderando a estruturação de uma rede integrada e humanizada de acolhimento e enfrentamento da violência, articulando ações com diversos órgãos e serviços especializados.

Nossa rede de atendimento que inclui:

Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMVIS) – com equipe multidisciplinar composta por psicólogas, assistentes sociais, advogadas, brinquedoteca, refeitório e serviço de mediação de conflitos. O centro foi oficialmente regulamentado pela Lei Municipal nº 5.526, de 2023. Pelo CRAMVIS as mulheres em situação de vulnerabilidade, podem acessar também serviços como aluguel social prioritário, passagens intermunicipais e interestaduais, apoio psicossocial e encaminhamento para a Casa Abrigo Estadual;

Casas da Rosa – inauguradas em Jacaraípe e Feu Rosa em 2024, oferecem capacitação, oficinas e incentivo à autonomia financeira de mulheres em situação de vulnerabilidade;

Ouvidoria da Mulher Serrana – canal inédito no Estado, criado em 2025, destinado exclusivamente à escuta e recebimento de denúncias de mulheres vítimas de qualquer tipo de violência.

Integração e prevenção

A rede de proteção às mulheres da Serra conta ainda com parcerias importantes, como a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DPAM), o Plantão Especial da Mulher (PEM), a 6ª Vara Criminal especializada, a Defensoria Pública, o Ministério Público, a Guarda Municipal, além de serviços da assistência social e do sistema de saúde.

Também são desenvolvidas ações permanentes de prevenção e conscientização em escolas, comunidades, empresas e territórios da cidade, buscando romper o ciclo da violência antes que ele comece.