Arte que transforma: usuários do CAPS AD expõem obras na Biblioteca de Valparaíso

Mostra estreia nesta quarta-feira (17) e vai reunir pinturas, grafites e mosaicos, reforçando o papel da arte na inclusão social e no cuidado com a saúde mental

Arte que transforma: usuários do CAPS AD expõem obras na Biblioteca de Valparaíso


Texto: Amanda Drumond - Foto: Divulgação

A  Biblioteca de Valparaíso vai ser palco de um evento que vai utilizar a arte como caminho de expressão, cuidado e inclusão social. Isso porque às 14 horas desta quarta-feira (17), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) da Serra vai realizar a abertura de uma exposição com obras produzidas pelos próprios usuários do serviço, que estará aberta ao públicoaté o dia 1º de outubro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

Conhecido como Vernissage, o evento de abertura ainda será marcado por apresentações musicais de alguns dos pacientes do Centro.

As obras – que incluem pinturas acrílicas sobre tela, grafite e mosaicos de pastilha de vidro sobre MDF – foram produzidas em oficinas de arte realizadas no CAPS AD. Parte dos trabalhos estará disponível para venda e todo o valor arrecadado ficará com os artistas.

Mais do que expor talentos, a iniciativa busca sensibilizar a comunidade sobre a potência criativa dos usuários e o papel da arte como ferramenta de cuidado em saúde mental. A gerente do CAPS AD, Betsaida Moulin explica que as oficinas de artes do CAPS AD têm se mostrado um espaço de liberdade e valorização pessoal. 

“Através do contato com diferentes materiais e linguagens, os usuários descobrem novas formas de se expressar, se reconhecer e se conectar com o mundo. Essa exposição é uma oportunidade de mostrar para a sociedade que a arte é também terapêutica e transformadora”, disse Betsaida.

Já a responsável por ministrar as oficinas de artes no CAPS, a artista plástica Waleska Brandião Metzker comemorou a possibilidade de realizar a exposição. 

“Cada obra exposta aqui carrega mais do que técnica: traz a história, a sensibilidade e a superação de cada artista. Nas oficinas, o que vemos é um despertar criativo que fortalece a autoestima e promove novas formas de expressão. É uma alegria imensa poder celebrar esse momento e realizar um evento que dá visibilidade a tantos talentos. Esta exposição é a prova de que a arte não apenas embeleza, mas também cura, acolhe e transforma vidas.”

A exposição é realizada anualmente, mas os artistas do CAPS AD também participam de outros eventos culturais na cidade, levando suas produções para além dos muros do serviço.

CAPS na Serra

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são pontos estratégicos de atenção da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que oferecem serviços de saúde de caráter aberto e comunitário, compostos por equipes multiprofissionais, voltados a pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades relacionadas ao uso de álcool e outras drogas, em sua área territorial.

Os CAPS do município possuem uma média de 300 pessoas em acompanhamento por mês, com alimentação garantida, atendimentos individuais; grupos terapêuticos; grupos de família; Oficinas Terapêuticas. Na Serra, eles são divididos em três unidades:

- O CAPS Álcool e Drogas (CAPS AD): serviço específico para o cuidado e atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência de problemas com álcool e outras drogas; Funciona através do Plantão de Acolhimento sem agendamento, às segundas, terças e quintas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 16h30. A sede fica na rua Álvares Cabral, 213, em Parque Residencial Laranjeiras.

- O CAPS Infanto-juvenil (CAPSi): atende crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos incompletos, com grave comprometimento psíquico como autismo (suporte 2 e 3), psicoses, neuroses graves, bem como necessidades decorrentes do uso de álcool e substâncias psicoativas. O acolhimento é agendado por telefone (3328-3153/98166-1391) toda quarta feira, às 7h.

- CAPS Transtorno: atende jovens adultos, acima de 18 anos que estejam comprometidos psiquicamente. Estão incluídos nesta categoria os transtornos mentais graves e persistentes como os portadores de Esquizofrenia, psicoses, neuroses graves, bipolaridade e etc. O acolhimento acontece por demanda espontânea, de terça à sexta-feira, 8h as 17h, e segunda-feira, a partir das 14h.

Serviço
Exposição de Artes CAPS AD
Quando: quarta-feira (17), às 14h
Onde: Biblioteca Valparaíso - Av. Guarapari, s/n (próximo à URS Valparaíso)