Serra lança guia inovador para fortalecer e agilizar atendimento na Saúde
Documento estratégico padroniza protocolos e garante mais eficiência no atendimento à população

Texto: Amanda Drumond
- Foto: Secom/PMS
Focada em facilitar ainda mais o fluxo de trabalhos na rede municipal de saúde, a Secretaria de Saúde da Serra, por meio da Vigilância Epidemiológica, lançou um Guia Orientativo para os serviços de saúde do município. O material online reúne informações atualizadas sobre doenças, agravos e fluxos de atendimento, sendo uma ferramenta estratégica para apoiar médicos, enfermeiros e demais profissionais em sua rotina diária.
O guia traz orientações práticas e baseadas em evidências para a prevenção, detecção precoce e resposta rápida às situações que impactam a saúde da população. Mais do que um documento técnico, a publicação representa um compromisso do município com a qualidade da informação, a agilidade nas ações e a promoção de uma saúde pública mais eficiente, integrada e resolutiva.
A secretária de Saúde da Serra, Fernanda Coimbra, reforçou que o guia simboliza o compromisso da gestão com a valorização dos profissionais e a qualidade do atendimento.
“O Guia Orientativo reforça o compromisso da gestão com a organização e a qualidade dos serviços de saúde. É uma ferramenta estratégica que padroniza condutas, fortalece o trabalho das equipes e contribui para um atendimento mais ágil e resolutivo à população da Serra. Estamos muito satisfeitos em entregar esse material, que representa um avanço importante para o cuidado com a nossa comunidade", afirmou.
De acordo com a supervisora de Vigilância Epidemiológica da Serra, Suellen Sabino, o material foi pensado para ajudar a organizar os procedimentos, de forma que os profissionais de saúde sigam um mesmo caminho de ação quando surgirem situações que envolvem doenças ou surtos.
“Esse guia facilita o entendimento dos protocolos relacionados à Vigilância Epidemiológica, tanto para a rede pública quanto privada. Nossa expectativa é que os profissionais utilizem o material de forma efetiva, garantindo encaminhamentos mais corretos e evitando erros que podem atrasar ações de prevenção ou comprometer a agilidade no atendimento. No fim, quem ganha é a população, que passa a ter um atendimento mais resolutivo e com menos retrabalho nos serviços de saúde”, destacou.
Ainda segundo Suellen, os fluxogramas apresentados no guia deverão ser utilizados nos atendimentos à população nos serviços de saúde do município. “Estabelecendo assim, uma poderosa ferramenta de padronização para orientar os profissionais de saúde e melhorar a qualidade da assistência e segurança do paciente/usuário”, finalizou a supervisora.
O Guia Orientativo é um documento online, que já foi distribuído entre os serviços de saúde do município e ficará disponível para consulta permanente das equipes. Apesar de ser voltado para os profissionais da saúde municipal, o material está disponível através deste link http://www.serra.es.gov.br/download/1758549230232-guia-orientativo-ve-18-compactado.pdf