Banda marcial de escola da Serra transforma vidas através da música e organiza concurso nacional
Fundado há 15 anos, grupo se prepara para receber bandas de todo o país na 4ª edição do Festcobanfs

Texto: Elton Lyrio
- Foto: Dayana Souza
O som dos instrumentos musicais da Banda Marcial Manoel Carlos de Miranda despertou a curiosidade de Alex Matos de Souza. Enquanto o grupo ensaiava, ele foi se aproximando timidamente para observar a cena. Queria entender o que era aquilo e sentir aquela energia. Assim, Alex encontrou a música. E a música encontrou o Alex, em uma fase difícil e introspectiva. De tanto prestar a atenção, veio o convite. E ele resolveu “se jogar” na experiência, mesmo sem entender nada de notas, ritmos, compassos e harmonia. De lá para cá, já se passaram três anos e muita coisa mudou.
“Senti que aquilo poderia ser mais do que música. Poderia ser um novo começo, uma chance de fazer parte de algo maior. Eu não estava errado: a banda me deu um propósito, um lugar onde eu me sinto visto, importante e necessário. Atualmente, eu toco bumbo, mas estou estudando saxofone. No início, foi muito difícil. Achava que era só pegar o instrumento e sair tocando, mas não é bem assim. Existe muita disciplina, concentração e coordenação. E, acima de tudo, paciência com a gente mesmo”, conta o estudante do 9º ano da Emef Manoel Carlos de Miranda, em José de Anchieta, hoje com 15 anos.
Festival
Assim como foi com Alex, a Banda Marcial Manoel Carlos de Miranda - ligada à escola de mesmo nome - continua há mais de 15 anos transformando vidas através da música. No final do ano passado, o grupo obteve sete premiações no Campeonato Brasileiro de Bandas e Fanfarras, que foi realizado em Amparo (SP), no final de novembro. Agora, o grupo se prepara para organizar e receber a 4ª edição do Festcobanfs – Festival e Concurso Nacional de Bandas e Fanfarras da Serra.
Marcado para o dia 20 de setembro, o evento promete receber bandas de vários estados do Brasil e está com inscrições abertas até o dia 28 de agosto. “Esse é um evento muito importante para o cenário das bandas marciais. Criamos e coordenamos ele desde 2019. Será uma única etapa, das 9h às 13h, que vai movimentar o bairro José de Anchieta”, destaca o maestro Jefferson Souza, fundador da banda e organizador do evento.
Motivação
Segundo o maestro Jackson Fregona, atual regente da banda, a participação em eventos como esse é muito importante, pois motiva os integrantes da banda a se empenhar e dar o seu melhor. Também representam uma forma de reconhecimento do trabalho que o grupo vem desenvolvendo. “Os estudantes ficam muito felizes porque é mais uma forma de eles mostrarem o trabalho deles. Eles se estudam e estão ali todos os dias nos ensaios, justamente para isso, para chegar nesses momentos e fazerem bonito, tocar sua música e, com ela, tocar os corações das pessoas que estão ali”, afirma.
Motivação também é o que não falta para Alex, que confessa: já pensou até em desistir da música em momentos mais difíceis. O segredo? Vem da união, como ele mesmo conta: “Aí entra a magia da banda. Ninguém deixa ninguém para trás. Sempre tinha alguém para me ajudar e me incentivar. Aos poucos, o que era difícil virou prazer. Hoje, quando eu toco, sinto que estou me expressando, dizendo coisas que muitas vezes eu não conseguiria com palavras. É como se o instrumento tivesse virado uma extensão de mim”, relata.
Ao relembrar sua história, Alex tem a certeza: participar da banda mudou completamente tudo na vida dele. Se antes se achava fechado e inseguro, agora aprendeu que pode alcançar coisas que nunca imaginou. “A banda me deu amigos que viraram família e experiências para o resto da vida: desde o frio na barriga de uma apresentação até a emoção de ver o público aplaudindo. Mas o que mais mudou foi dentro de mim: autoestima, responsabilidade e disciplina”, conta.
A música, pelo jeito, veio para ficar e, mais do que tudo, para trazer novos sonhos para a vida do adolescente. “Hoje eu penso em um futuro melhor, talvez até seguir na música ou ajudar outras pessoas através dela. A banda me resgatou de um lugar escuro e me mostrou que existe luz. E que essa luz pode vir dentro da gente mesmo” finaliza.
Serviço:
4ª edição do Festcobanfs – Festival e Concurso Nacional de Bandas e Fanfarras da Serra
Quando: 20 de setembro
Horário: das 9h às 13h
Local: Rua Linha de Força, José de Anchieta Serra
Inscrições até: 28 de agosto
Regulamento e ficha: https://allinks.me/festcobanfs2025?fbclid=PAZXh0bgNhZW0CMTEAAad9O6O2Il5mIUEOjaaR5xWS5_oLD2SlLx-sS9nUazwkU7kRl0DSwYFHr6m_5w_aem_hNd771b1_ZdMX1TeJ_1ccw