Bolsista serrano disputa campeonato brasileiro de surf em Santa Catarina
O jovem serrano está em segundo lugar na briga pelo título de campeão brasileiro profissional

Texto: Roberta Pelissari
- Foto: Arquivo pessoal
O surfista e bolsista do Serra Atleta Alexandre Escobar está em Santa Catarina para disputar a última etapa do Campeonato Brasileiro de Surf, em Navegantes. A competição acontece até domingo (7), na Praia Central, no estado sulista. A etapa será a grande final de várias categorias do surfe brasileiro, incluindo Master, Longboard, SUP Surf e SUP Race, reunindo atletas de todo o país. O jovem serrano está em segundo lugar na briga pelo título de campeão brasileiro profissional.
O secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Anderson Madeira ressaltou o talento e a dedicação dos atletas serranos, que vêm conquistando espaço tanto em competições nacionais quanto internacionais. "Temos muito orgulho dos nossos atletas bolsistas serranos, que vêm se destacando nas competições pelo Brasil e pelo mundo, promovendo o desenvolvimento do esporte na região e inspirando novas gerações de atletas", reforça.
O surfista Alexandre Escobar garante que está bem confiante. "É uma alegria imensa representar o Espírito Santo e, em especial, a Serra. Sou o único capixaba no evento e bolsista da Prefeitura, que tem sido fundamental para que eu consiga me manter nas competições. Agradeço a todos os patrocinadores, em especial à Super Net e à Prefeitura da Serra, pelo apoio e por acreditarem no esporte, especialmente no surfe", declara o jovem surfista.
Da praia de Jacaraípe para o mundo, o Escobar surfa desde os 8 anos e virou atleta aos 12. Ele coleciona váríos títulos na carreira: campeão brasileiro open (amador) em 2019 e vice-campeão brasileiro profissional no mesmo ano. Em 2024, o atleta fez história para o surfe capixaba ao conquistar o inédito título do Circuito Sul-Americano na categoria longboard (pranchão).
Serra Atleta
O Serra Atleta é um programa de incentivo aos atletas e paratletas serranos, uma iniciativa da Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur).
Atualmente, 127 atletas e paratletas estão sendo contemplados no programa Serra Atleta. O Serra Atleta contempla atletas e paratletas de modalidades individuais que tenham idade mínima de 12 anos e sejam moradores da Serra. Alguns dos requisitos para ser atleta bolsista é ser morador da Serra e estar matriculado e com frequência escolar.