Serra marca calendário de reuniões e acelera projetos de inovação até dezembro

O colegiado tem reuniões agendadas até o final de 2025

Serra marca calendário de reuniões e acelera projetos de inovação até dezembro


Texto: Djeisan Maria - Foto: Divulgação

O Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia da Serra já tem definido o calendário das próximas reuniões ordinárias: 30 de setembro, 29 de outubro, 25 de novembro e 16 de dezembro. Cada encontro será uma oportunidade para discutir projetos estratégicos, atualizar legislações e alinhar ações que colocam o município na vanguarda da inovação no Espírito Santo.

Na última reunião, realizada em agosto na sede da Associação de Empresários da Serra (Ases), um dos temas centrais foi a atualização do regimento interno do Conselho e a construção de novas legislações municipais de inovação, como a Lei do Sandbox Regulatório da Serra, voltada para testes de soluções inovadoras em ambiente controlado.

Além da Ases, participaram do encontro representantes do Ifes, Federação das Indústrias do Espírito Santo, Sebrae, Senac e das secretarias municipais de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seicit), de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e da Fazenda (Sefa).  O encontro foi conduzido pela suplente do Conselho e também secretária adjunta da Seicit, Franciele Bezerra, e pela secretária Executiva do Fundo de Apoio à Ciência e Tecnologia (Facitec), Danielli Fernando.

Para o titular da Secretaria de Inovação, Pedro Trindade, os encontros do Conselho são fundamentais para transformar ideias em políticas públicas. “Estamos debatendo ciência e tecnologia com uma diversidade de representantes. Nosso objetivo é seguir com uma política pública que amplie a qualidade de vida da população”, afirmou.

Ele ainda pontua que a Serra é um município robusto, dinâmico e que precisa do trabalho deste colegiado. “Cada reunião é uma chance de avançar em projetos que atraem empresas, retêm talentos e modernizam a legislação”, disse Trindade.

 

Projetos em destaque

Entre as iniciativas que avançam com o apoio do Conselho, está a implantação do Parque Tecnológico da Serra – Alvo Serra, que terá 50 mil m² e será construído no distrito de inovação InovaSerra. O espaço será um hub de integração entre academia, setor produtivo e poder público. 

“Com essa agenda, o Conselho de Ciência e Tecnologia reafirma seu papel como instância essencial para impulsionar a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico da Serra”, finaliza Pedro.