Serra inaugura Fase 1 do primeiro Parque de Inovação do Espírito Santo

O evento será realizado às 15h30, no auditório do Instituto Federal do Espírito Santo

Serra inaugura Fase 1 do primeiro Parque de Inovação do Espírito Santo


Texto: Djeisan Maria - Foto: Divulgação

No próximo dia 30 de outubro, o município da Serra celebra um marco histórico para a inovação capixaba. Na data, acontece o Ato Solene de Inauguração da Fase 1 do Parque de Inovação Alvo Serra, o primeiro em operação do Estado. 

O evento será realizado às 15h30, no auditório do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Serra, em Morada de Laranjeiras, e vai reunir autoridades estaduais e municipais, representantes de instituições de ensino e pesquisa, empresas e a sociedade civil. A cerimônia ainda contará com apresentação do projeto de arquitetura e urbanismo do parque. 

De acordo com os parceiros da iniciativa, o modelo de implantação e gestão do Alvo Serra foi desenhado para ser replicável, permitindo que a experiência sirva de inspiração para a criação de novos parques tecnológicos em outros municípios do país. A Fase 1 marca o início da operação física do espaço no Bloco 8 do Ifes Serra, que já abriga a primeira empresa residente

O Parque de Inovação Alvo Serra representa um avanço importante na consolidação da Serra como protagonista da nova economia capixaba. O espaço foi concebido para conectar universidades, empresas e governo em torno de um mesmo propósito: transformar conhecimento em soluções reais, capazes de gerar negócios, empregos e desenvolvimento sustentável.

O Alvo é resultado de uma parceria entre a Prefeitura da Serra, o Ifes – Campus Serra e a Associação de Empresários da Serra (Ases), com apoio de instituições estaduais e do setor produtivo.

Para o secretário municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, Pedro Trindade, a inauguração representa mais do que a entrega de um novo espaço físico. “Com a implementação da Fase 1 damos um passo concreto para transformar conhecimento em negócios reais. A Serra tem infraestrutura, incentivos fiscais e um ambiente fértil para inovação. Agora, com esse espaço, abrimos caminho para que nossas startups, pesquisadores e empresas de tecnologia voem ainda mais alto”, destacou.

Integrado ao ecossistema InovaSerra, o Alvo Serra se soma a um conjunto de iniciativas que vêm transformando o município em referência estadual em inovação e tecnologia. Entre 2021 e 2025, a cidade registrou quase 1.800 novas empresas de tecnologia, consolidando-se como o principal polo inovador do Espírito Santo.

Mais do que um espaço de pesquisa e desenvolvimento, o Alvo Serra nasce com a missão de gerar conexões, acelerar projetos e reter talentos capixabas, fortalecendo o papel da Serra como um dos grandes motores da economia de inovação no Estado.

Serviço
Ato Solene de Inauguração da Fase 1 do Parque de Inovação Alvo Serra

Quando: dia 30/10 (quinta-feira), das 15h30 às 18 horas
Local: auditório do Ifes – Campus Serra
Av. dos Sabiás, 330 – Morada de Laranjeiras, Serra – ES