Torresmo de Jacaraípe conquista paladares e Selo de Inspeção Municipal

A Casa do Torresmo recebeu o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) nesta segunda (7), no gabinete do prefeito Sergio Vidigal

Torresmo de Jacaraípe conquista paladares e Selo de Inspeção Municipal

Texto: Grazieli Esposti - Foto: Edson Reis - Secom

Há 22 anos uma família empreendedora iniciava suas atividades no ramo do agronegócio. E nesta segunda-feira (7) foi o momento da Casa do Torresmo receber o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), conferido pela prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Especial de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca (Seap), e que atesta a qualidade do produto, abrindo muitas portas para o empreendimento que o recebe.

A Casa do Torresmo virou uma franquia com doze lojas, sendo duas em São Paulo e, em breve, o Rio de Janeiro ganhará uma unidade. E o sucesso não para por aí. Há três anos a iguaria serrana conquistou o paladar até dos estrangeiros que participam da Fórmula 1, em Interlagos. Lá, o produto vendido é o torresmo pipoca, servido no balde.

“Para nós, ver um produto saindo da Serra para o mundo, nos enche de orgulho. Ficamos honrados de ter a sua empresa em nosso município e reconhecê-la com este selo hoje. Que ele amplie ainda mais o negócio da família”, desejou o prefeito Sergio Vidigal.

“Esse é um grande momento para nós. Com esse selo estaremos presentes em vários estabelecimentos da Serra e, em breve, queremos conquistar o selo estadual e poder vender nossos produtos em todo o Espírito Santo”, disse o empresário Thiago de Freitas Wandekoken.

O que é o selo SIM?

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) inspeciona, orienta e fiscaliza estabelecimentos e empresas que manipulam e trabalham com produtos de origem animal (POA) como carnes, pescados, laticínios, ovos e mel, conforme Lei Municipal nº 4254/2014. Além da fiscalização, o selo SIM certifica empresas que trabalham com POA e que apresentam estruturas e práticas de acordo com as normativas preconizadas.

A Casa do Torresmo é a segunda empresa com o cadastro ativo atualmente a obter o selo. Também existem outras cinco novas empresas se adequando para a certificação, que além de garantir a segurança dos alimentos produzidos, permite que a empresa ingresse em novos mercados, como supermercados e demais comércios no município.

As empresas interessadas em obter a certificação podem solicitar por meio do link https://prefeiturasempapel.serra.es.gov.br/portal/login.aspx. Em seguida, realizam o cadastro on-line e iniciam o processo eletrônico para requerer o selo SIM.

Na sequência, aguardam o retorno da equipe da Secretaria Especial de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca (Seap), que realiza visitas técnicas aos estabelecimentos a fim de apontar as mudanças necessárias para a adequação da empresa e obtenção da certificação.