Defesa Civil da Serra alerta para risco de chuvas intensas nestas terça (25) e quarta (26)
Confira, abaixo, como acionar a Defesa Civil Municipal
Texto: Jonathas Gomes
- Foto: Divulgação
A Defesa Civil da Serra alerta para a possibilidade de tempestades e chuvas de forte intensidade entre o fim da tarde desta terça-feira (25) e a manhã de quarta-feira (26). O aviso é do Boletim de Avisos Meteorológicos e Alertas da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e aponta alta probabilidade de tempo severo no Espírito Santo, com maior atenção à Grande Vitória, incluindo a Serra.
De acordo com o levantamento, há probabilidade de até 80% de ocorrência de chuva, com acumulados entre 30 e 50 milímetros na Serra e regiões vizinhas. Também existe um risco, ainda que menor (40%), de que o volume de chuva chegue a 50 a 70 mm em alguns pontos da cidade, o que pode causar alagamentos, enxurradas e outros transtornos.
A instabilidade é resultado da atuação de um sistema frontal que mantém o tempo fechado em todo o Espírito Santo. O cenário aumenta a probabilidade de tempestades acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e chuva forte em curtos períodos, condições típicas de eventos severos.
Quarta-feira (26)
A Defesa Civil alerta ainda que o tempo permanece instável na quarta-feira (26). Há probabilidade de até 70% de chuva, com acumulados entre 10 e 30 mm. A chance de acumulados maiores, entre 30 e 50 mm, é inferior a 20%, mas não é descartada.
O órgão reforça que as tempestades previstas para ambos os dias podem gerar acumulados expressivos em pouco tempo, aumentando riscos de ocorrências relacionadas a alagamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia.
Orientações à população
A Defesa Civil da Serra recomenda que os moradores evitem áreas sujeitas a alagamentos, mantenham distância de pontos de enxurrada e procurem abrigo seguro em caso de descargas elétricas ou ventos fortes.
O órgão atua 24 horas, em regime de plantão, preparado para atender ocorrências como alagamentos, deslizamentos, desmoronamentos, quedas de árvores e outros eventos relacionados ao clima.
Em caso de emergência, a população deve entrar em contato pelos telefones: (27) 3338-1756; (27) 99938-9500; (27) 99949-8612 ou ainda pelo portal de atendimento, clicando aqui