Dia da Árvore: Serra investe em Plano de Arborização Urbana e materiais educativos
Ações visam ampliar áreas verdes, reduzir ilhas de calor e envolver a população no cuidado com o meio ambiente

Texto: Marcos Sacramento
- Foto: IA - Gemini
Em celebração ao Dia da Árvore, 21 de setembro, a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), destaca três importantes iniciativas para deixar a cidade mais verde. O município está investindo no Plano de Arborização Urbana e oferece à população dois materiais gratuitos sobre arborização: o Manual de Manejo e Conservação da Arborização Urbana e a Cartilha de Arborização Urbana.
O Plano de Arborização Urbana está sendo elaborado para melhorar a qualidade de vida da população, com o plantio e manejo de árvores em vias, parques e áreas públicas. O objetivo é gerar sombra e conforto térmico. “As ações do plano também visam melhorar a qualidade do ar, reduzir a poluição sonora e os ventos fortes, além de contribuir para o controle da temperatura das cidades e conciliar a preservação do meio ambiente com a dinâmica urbana”, explica o secretário de Meio Ambiente da Serra, Cláudio Denícoli.
De acordo com o secretário, já estão em andamento projetos para as Avenidas Eldes Scherrer de Souza e Paulo Pereira Gomes, visando reduzir a ocorrência de ilhas de calor no município.
Materiais educativos
Para guiar os cidadãos, a Cartilha de Arborização Urbana oferece orientações completas sobre como plantar árvores em espaços como calçadas, praças e condomínios. O documento explica como escolher a espécie, o porte, o espaçamento e o local ideal de plantio, evitando conflitos com a rede elétrica e construções.
Já o Manual de Manejo e Conservação da Arborização Urbana é um guia técnico para a gestão de árvores em vias públicas. Ele padroniza procedimentos como poda, controle de pragas, supressão e transplante de árvores, garantindo a segurança da população e promovendo a sustentabilidade.
Os documentos estão disponíveis no site da Prefeitura, por meio do link https://www.serra.es.gov.br/pagina/cartilhas-orientativas. Os interessados podem, também, solicitar a cartilha e o manual por e-mail, entrando em contato com o Departamento de Recursos Naturais (drn.semma@serra.es.gov.br)
“A cartilha e o manual são ferramentas essenciais para capacitar os moradores, oferecendo ao cidadão o conhecimento necessário para que o plantio e o manejo das árvores sejam feitos de forma correta e sustentável. É, também, uma maneira de envolver a comunidade e fazer com que a nossa cidade se torne cada vez mais verde e resiliente”, destaca o secretário Denícoli.
Cidades Verdes Resilientes
Devido ao perfil da cidade, industrializada, urbana e em crescimento, a Serra foi escolhida como uma das “cidades verdes resilientes”, recebendo suporte para iniciar ações de combate e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.
Para debater o tema, a bióloga da Semma Danielle Aquino e ponto focal do projeto no município participou do Seminário Governança Climática e 2º Encontro Cidades Verdes Resilientes, realizado em Brasília entre os dias 9 e 11 de setembro.