Estudantes aprendem lições de combate ao mosquito da dengue
Unidades escolares ensinam de forma lúdica como combater os focos do Aedes aegypti

Texto: Elton Lyrio/Amanda Drumond
- Foto: Divulgação
O combate à dengue virou tema de aulas e projetos pedagógicos em unidades escolares da Serra. Crianças e estudantes estão aprendendo desde cedo - com o apoio de músicas, teatro e histórias - que não se pode dar espaço para que o mosquito Aedes aegypti se reproduza.
No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Vantuil Raimundo Bessa, em Lagoa de Jacaraípe, o trabalho contra a dengue também está envolvendo a comunidade e a família das crianças. Por lá, nesta terça-feira (25), os estudantes realizaram circuito contra a dengue durante as atividades de educação física. Ainda nesta semana serão realizadas apresentações teatrais e momentos de musicalização coletiva. Os estudantes também participaram de uma caminhada em que distribuíram panfletos para a comunidade nesta segunda-feira (24) e de palestras educativas com profissionais da Vigilância Ambiental em Saúde.
“A gente traz a família junto nesse processo, com a caminhada e com as atividades que as crianças desenvolvem em casa. Eles falam com as famílias: ‘não pode deixar a garrafa virada para cima’ ou ‘mamãe está chovendo, tem que olhar a plantinha’. Levam essas informações de uma forma bem espontânea, consolidando o que aprendem aqui e se tornando embaixadores contra a dengue”, destaca a diretora Mara Rúbia dos Reis Fonseca.
Circuito da Dengue
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Abel Bezerra, em Feu Rosa, realizou na manhã desta terça-feira (25) o “Circuito da Dengue: Xô, Mosquito!”. Os estudantes apresentaram uma música que ensina a espantar o vetor da dengue com bom humor, participaram de um circuito que ensina a eliminar os esconderijos do mosquito e responderam a um quiz sobre a dengue. Tudo isso enquanto um “mosquitão” tentava atrapalhar as atividades.
A diretora da unidade, Aline Freitas Gomes, conta que os estudantes aprenderam sobre o ciclo de vida do mosquito, os locais de reprodução e as medidas que podem ser tomadas para evitar a proliferação. “A abordagem por meio de apresentações musicais e teatrais despertou um interesse muito grande dos estudantes que se envolvem em todos os processos do projeto”, explicou.
Ações
A equipe da Vigilância Ambiental em Saúde realiza da Serra realiza ações nas unidades escolares do município. Para as crianças dos Cmeis e estudantes do 1º ao 4º ano do ensino fundamental, elas envolvem a exibição de vídeos e um bate-papo educativo com linguajar adequado para cada faixa etária. Já para os estudantes do 5º ao 9º ano, ou em empresas e comunidades são apresentados slides com dicas de prevenção.
“Nesses momentos orientamos os estudantes sobre atitudes para prevenir a procriação dos mosquitos, as doenças, os sintomas, e que no surgimento de qualquer sintoma deve ser procurado um médico e não realizada a automedicação em casa. O objetivo é que os estudantes conscientizem também a seus responsáveis, amigos e outros”, explica Viviane Marins, gerente da Vigilância Ambiental em Saúde.
Participação da população
A colaboração da população é essencial para o combate ao mosquito Aedes aegypti. A Vigilância Ambiental em Saúde mantém o serviço do Disque Dengue de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Para solicitar ajuda ou denunciar um foco do mosquito anonimamente, basta ligar para o telefone 3228-5394. Os agentes de combate às endemias irão até o local.
Como combater o mosquito
Medidas simples podem ajudar a eliminar criadouros do Aedes aegypti:
- Evite o acúmulo de água parada;
- Não deixe garrafas destampadas ou cheias de água;
- Descarte o lixo corretamente;
- Mantenha caixas d'água e reservatórios sempre fechados;
- Troque a água dos vasos de plantas aquáticas ou coloque areia nos pratos;
- Armazene o lixo em sacos plásticos bem fechados.
Caso apresente sintomas como dor no corpo, dor de cabeça, febre persistente, dor nos ossos e articulações ou manchas pelo corpo, procure uma das 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Serra para atendimento.