Estudantes da Serra recebem lições de como fiscalizar a gestão pública

Mais de 50 alunos da EMEF Pastor Oliveira de Araújo participaram do projeto Aluno Auditor

Estudantes da Serra recebem lições de como fiscalizar a gestão pública

Texto: Marcos Sacramento - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

A Prefeitura da Serra concluiu nesta quinta-feira (23) a primeira edição do projeto Aluno Auditor. A iniciativa, desenvolvida pela Controladoria Geral do Município (CGM), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Sedu), visa promover a cidadania e a participação social dos alunos por meio dos conceitos de auditoria.

A assessora de auditoria da CGM, Lívia Spadeto do Nascimento, explica que o projeto já era realizado na Prefeitura de Belo Horizonte, com quem firmaram parceria com o intuito de conhecer melhor as etapas a serem realizadas.

“O nosso diretor de Contas de Governo, Henrique Rangel Moreschi, foi quem apresentou a ideia de implementar o projeto na Serra e, a partir de então, começamos a colocá-lo em prática. Consideramos que a primeira edição foi um sucesso e pretendemos aumentar o número de escolas participantes já no primeiro semestre do próximo ano”, ressalta a assessora.

Desde setembro, 52 alunos dos 8º e 9º anos da Emef Pastor Oliveira de Araújo, no bairro Divinópolis, aprenderam a aplicar as metodologias da auditoria, tendo como parâmetro um formulário com mais de 20 pontos a serem avaliados.

Entre os itens auditados estavam as salas de aulas, auditório, parte externa da escola, a merenda escolar, biblioteca, banheiros, quadra, salas de informática, entre outros.

A estudante Isabela Santos Nascimento, do 8º ano, foi uma das participantes do projeto. Ela aprovou a iniciativa e espera que ela seja continuada em 2024. "Amei participar do projeto, foi algo novo e superlegal que envolveu a todos. Aprendemos que devemos cuidar do que é nosso e preservar o patrimônio público", afirmou.

O projeto Aluno Auditor foi dividido pelas seguintes etapas:

- Capacitação dos Professores;

- Capacitação dos Estudantes;

- Execução das Auditorias;

- Discussão dos Achados de Auditoria e Apresentação das Propostas de Melhorias;

- Visita ao SESI jardim da penha – Intercâmbio escolar (parceria com a FINDES);

- Entrega de certificados e troféus;

A previsão é que o projeto tenha continuidade no ano que vem, contemplando outras escolas.