Evento marca início da Imersão Técnica para elaboração do PPA 2026-2029
Imersão reúne técnicos responsáveis pelo Plano Plurianual na Serra

Texto: Djeisan Maria
- Foto: Dayana Souza
Teve início na manhã desta quarta-feira (23), a Imersão em Planejamento Governamental, etapa fundamental para a construção do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029. Realizada nos dias 23, 24, 25 e 29 de abril, a imersão reúne os técnicos do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do novo PPA, com o objetivo de promover um processo de planejamento participativo, estratégico e baseado em evidências.
O evento é considerado um momento estratégico para alinhar diretrizes e fortalecer capacidades técnicas diante dos desafios e oportunidades que se impõem ao governo nos próximos anos — incluindo os cenários fiscal, político, econômico, previdenciário e socioambiental.
Durante a abertura, foi destacada a importância do engajamento de cada secretaria no processo. A presença ativa dos(as) secretários(as) e a liberação dos técnicos indicados para dedicação exclusiva à formação são vistas como condições essenciais para o sucesso da construção coletiva do plano.
Um dos pontos altos do primeiro dia foi a palestra de Alexander Binda, secretário-geral de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCEES). Ele abordou os requisitos constitucionais do PPA e apresentou recomendações do Tribunal quanto à utilização de indicadores e metas como instrumentos de qualificação do planejamento.
A imersão segue até o dia 29 de abril, com atividades voltadas à troca de experiências, análise de cenários e desenvolvimento de competências para garantir que o próximo PPA esteja alinhado aos princípios da boa governança pública e responda de forma eficiente às demandas da sociedade.