Jardim Botânico da Serra é revitalizado e ganha academia, deques e espaço para food trucks
O espaço foi transformado em um parque de lazer com acessibilidade e voltado a todas as idades

Texto: Jonathas Gomes
- Foto: Edson Reis e Leandro Pereira
Um refúgio para relaxar, praticar atividades físicas e aproveitar momentos de lazer em meio à natureza. Este é o novo Jardim Botânico Lêonidas Pinto Mori, completamente revitalizado, com academia, deques, espaço para food trucks e nova iluminação cênica em LED. O espaço foi entregue na noite do último sábado (13).
A entrega teve até um “treinão” de celebração da revitalização do espaço, com participação de mais de 500 atletas, presença de autoridades públicas e engajamento dos moradores dos bairros da região de Serra Sede e de outros pontos do município.
Com investimento de cerca de R$ 2 milhões, a revitalização do Jardim Botânico trouxe uma série de melhorias para transformar o local em um espaço ainda mais agradável e acessível para lazer e contato com a natureza.
As obras contemplaram, por exemplo, a recuperação da pista de caminhada, da via de acesso ao mirante, do calçamento e do pórtico de entrada, além da construção de decks de madeira e vaga de food trucks e da instalação de nova iluminação, novos bancos, lixeiras e placas informativas. Conheça todas as mudanças abaixo.
Conhecido como Horto Florestal de Serra Sede, o agora Jardim Botânico Lêonidas Pinto Mori deve se tornar um dos principais cartões-postais da cidade, oferecendo aos moradores um refúgio para relaxar, praticar atividades físicas e aproveitar momentos de lazer em meio à natureza.
O prefeito da Serra, Weverson Meireles, conta que a obra do Jardim Botânico Lêonidas Pinto Mori foi iniciada durante a gestão de Sergio Vidigal, com o objetivo de oferecer um novo espaço para socialização dos moradores da região de Serra Sede e de fomentar o turismo local. O prefeito comemora a entrega da revitalização.
“Hoje, o Jardim Botânico está revitalizado, mais bonito, seguro e preparado para receber as famílias da Serra. Agora o espaço conta com playground novo, pista de caminhada recuperada, iluminação em LED, academia popular, praça pet, decks de madeira e muito mais. Um verdadeiro cartão-postal feito para o lazer, bem-estar e contato com a natureza”, afirma.
A secretária de Obras da Serra, Izabela Roriz, destaca que o projeto de revitalização do Jardim Botânico Lêonidas Pinto Mori foi elaborado com muito cuidado para fomentar o turismo local e fortalecer a integração dos bairros vizinhos.
“O espaço foi pensado não apenas para ser um ponto de lazer, mas também para valorizar a participação das comunidades dos bairros ao redor, promovendo um ambiente onde todos se sintam parte desse projeto. Estamos criando um lugar que une qualidade de vida, bem-estar e segurança, proporcionando opções diversificadas para moradores e visitantes. Acreditamos que essa revitalização será um marco para a Serra Sede, oferecendo um espaço acolhedor, vibrante e que impulsiona o turismo regional,” afirma.
Confira as mudanças no novo Jardim Botânico Lêonidas Pinto Mori:
- Reforma do portão de entrada em madeira e da placa;
- Construção de estacionamento externo e bicicletário;
- Fechamento do parque com cerca para mais segurança;
- Recuperação da pista de caminhada e do caminho para o mirante, com pintura do guarda-corpo;
- Reforma do calçamento em pedra portuguesa;
- Melhorias na nascente do Tororó;
- Construção de decks de madeira e espaço para food trucks;
- Reconstrução do playground com piso de borracha e brinquedos seguros;
- Construção de academia popular, praça para pets e novos banheiros (masculino, feminino, acessível e fraldário);
- Instalação de pergolado sobre mesas de jogos;
- Nova iluminação em LED, novos bancos, lixeiras e placas com informações.