Música, filme e Dia do Azul para marcar a conscientização sobre o autismo nas escolas da Serra
Atividades têm como objetivo incentivar nos estudantes o respeito às diferenças

Texto: Elton Lyrio
- Foto: Divulgação
Celebrado em 2 de abril, o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo será marcado por atividades sobre o tema em diversas escolas da rede municipal da Serra. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Angela Maria Pereira Barcelos, localizada no Centro, realiza o “Dia do Azul”. Nesta quarta-feira (2), os estudantes são convidados a usarem azul, cor associada ao autismo, para espalhar a mensagem de conscientização sobre a condição e combater o preconceito.
A escola vem trabalhando também com a “Estante Inclusiva”, um espaço onde há vários livros sobre autismo e sobre deficiências. Também no dia 2 haverá contação de histórias com livro “Anitta, a menina bonita do laço de fita”, um trabalho realizado pela equipe do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Mônica. “Nós já estamos realizando um trabalho de conscientização, em conversas com as professoras e os estudantes”, ressalta a professora Caren Rosário, responsável pela sala de recursos da unidade.
Na Emef Sônia Regina Gomes de Rezende Franco, em Serra Dourada I, os estudantes também foram convidados a ir de azul nesta quarta-feira (2). A unidade vai realizar ainda um desfile com os estudantes autistas em um tapete vermelho, numa ação para celebrar e apoiar a causa da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A escola também tem realizado diversas atividades lúdicas sobre o tema. Entre elas, apresentações de música com as crianças, exibição de um curta-metragem educativo que aborda a inclusão de forma sensível e impactante, além de dinâmicas e brincadeiras que buscam incentivar a socialização, o respeito às diferenças e a integração de todos. O objetivo é incentivar um ambiente inclusivo e acolhedor, onde todas as crianças, independentemente de suas necessidades, possam se sentir valorizadas e respeitadas. As atividades contam com a participação da equipe de educação especial da unidade.
“Esse momento é importante não apenas para os alunos com autismo, mas para toda a comunidade escolar, pois a inclusão é um valor que deve ser cultivado por todos. Nossa equipe está empenhada em proporcionar experiências significativas para as crianças, favorecendo a aprendizagem, o respeito e a convivência harmoniosa”, destaca a diretora Márcia Rachel Mendes Pereira.