Natal chegando: hora de renovar e descartar com consciência

A Serra conta com ponto de entrega voluntária para o descarte consciente de móveis e eletrodomésticos inservíveis

Natal chegando: hora de renovar e descartar com consciência


Texto: Roberta Pelissari - Foto: Secom

O Natal está chegando e com ele vem aquela vontade de renovar os móveis e eletrodomésticos da casa! Você sabia que, na Serra, o morador tem opções para descartar móveis e eletrodomésticos usados ou sem utilidade de forma responsável, sustentável e sem custo?

Além de contribuir com o meio ambiente, dando o destino certo aos itens que não usa mais, o morador também ajuda a manter a cidade limpa e bonita — e ainda pode beneficiar famílias que precisam, por meio de doações.

Projeto João de Barro
Quem tiver urgência pode levar os materiais diretamente ao Projeto João de Barro, localizado em Novo Porto Canoa, que funciona de segunda a sábado, das 8h às 17h.

O João de Barro é um Ponto de Entrega Voluntária (PEV), onde o morador pode descartar gratuitamente entulhos de construção, resíduos de poda e volumosos.

O local também recebe móveis e eletrodomésticos inservíveis, como geladeiras, fogões, sofás e outros. Nesse caso, o transporte até o projeto é de responsabilidade do morador.

Papa-Treco: recolhimento em casa
Outra opção é agendar o recolhimento dos itens diretamente em casa, com o serviço Papa-Treco, de forma gratuita. O agendamento pode ser feito pelo WhatsApp (27) 98136-0194 ou pelo aplicativo Colab, disponível gratuitamente.

Mas atenção: a equipe do Papa-Treco não entra na residência. No dia e horário agendados, o morador deve colocar o item na calçada ou em área externa da casa. Em caso de condomínio, o item deve ser deixado em área externa ou estacionamento.

“O serviço de recolhimento é gratuito e está à disposição dos moradores. Além de realizar o descarte adequado, o morador da Serra pode ajudar muitas famílias”, destaca o secretário de Serviços, Enivaldo Dias.

Todos os móveis e eletrodomésticos recolhidos pelo Papa-Treco são encaminhados ao Projeto João de Barro, onde recebem a destinação adequada. Os itens em boas condições de uso são doados a famílias cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Em média, por ano, o projeto realiza cerca de 2 mil doações.