Avança, Serra! Comunidade de Planalto Serrano A vai ganhar um CMEI

A escola tem previsão de atender até 280 alunos, a partir dos quatro anos

Avança, Serra! Comunidade de Planalto Serrano A vai ganhar um CMEI

Texto: Daniela Salgado - Foto: Leandro Pereira-Secom/PMS

​Os investimentos na Serra não param. Melhor dizendo: os investimentos no povo serrano estão a todo vapor! É isso mesmo: já está assinada a Ordem de Serviço (OS) para a construção do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no bairro Planalto Serrano Bloco A. E, a comunidade? Está como? Está que é pura alegria!.

Com objetivo de fomentar, cada vez mais, no processo educacional do município, o futuro CMEI atenderá crianças a partir dos quatro anos. Serão distribuídas sete turmas por turno, com capacidade para acolher 140 crianças, no turno integral, ou até 280, no caso do parcial.

A secretária de Educação da Serra, Luciana Galdino, avaliou a assinatura da OS, que aconteceu nesta terça-feira (9), como uma noite de festa para a comunidade. De acordo com ela, o CMEI terá todas as condições de ser um espaço de conforto, segurança, aprendizagem, convivência e interação.

“´É uma noite de alegria para mim, enquanto secretária da Educação e professora dessa rede municipal. Cada escola que é edificada é uma alegria para a gente. Sabemos que ali, naquele lugar, crianças estarão se formando, interagindo com outras e construindo saberes”, analisa.

Além das salas coloridas e lúdicas, a creche contará com um divertido playground; dois pátios: um coberto e, outro, descoberto; espaço dedicado à produção artística; fraldário; sala de audiovisual; refeitório; lactário; enfermaria; salas de professores e administrativas; estacionamento e bicicletário.

O CMEI de Planalto Serrano Bloco A também contará com solários, um espaço projetado dentro da sala para que as crianças possam tomar sol, proporcionando qualidade de vida e integrando a educação com a saúde.

“São 17 novas unidades escolares na gestão do prefeito Sergio Vidigal, sendo nove CMEIs e oito Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFS). Dessas unidades, ou já foram entregues, ou estão em execução, ou na fase de licitação de projetos. É um investimento robusto na educação, de quase R$ 5 milhões, em um CMEI que será de tempo integral, à altura do que o bairro Planalto Serrano merece”, afirma o secretário de Obras da Serra, Halpher Luiggi.

Um pouco mais do CMEI

O CMEI terá 1.026,80 m³ de área construída em um terreno de 2.926,23 m³. Os investimentos destinados à construção da escola é de R$ 4.971.095,00, e contém o prazo de 365 dias para a entrega final.

“Temos 145 unidades de ensino, que chegarão a 162, com as obras citadas pelo Halpher. Hoje, nós temos 70.000 alunos na rede. E a nossa previsão é que terminaremos o mandato no ano que vem com mais de 76.000 alunos matriculados na rede de ensino da Serra. Somos a maior rede pública de ensino do estado do Espírito Santo. Outros investimentos virão para Planalto Serrano, assim como para as outras regiões do município”, exalta o prefeito da Serra, Sergio Vidigal.

"Vidigal abraçou Planalto Serrano, e fez ser o que é hoje"

Muito emocionada, Maria de Paula Santos, moradora há 35 anos de Planalto Serrano Bloco A, avalia a construção do novo CMEI como uma verdadeira realização. “Isso é um sonho, que graças a Deus, eu vou ver sendo realizado. Vim aqui hoje para ver a assinatura, porque é incrível. Vidigal abraçou Planalto Serrano, e fez ser o que é hoje”, comemora Maria.