Serranos contam com seis Pontos de Entrega para o descarte de resíduos
Os locais funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e, aos sábados, das 7h às 16h. Não é necessário realizar agendamento para o descarte.

Texto: Roberta Pelissari
- Foto: Roberta Pelissari
Quer ser um amigo ou amiga do meio ambiente? Resíduos de poda ou corte de árvores, entulhos de pequenas obras ou material reciclável podem ser descartados gratuitamente e sem poluir o meio ambiente nos seis Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s) no município da Serra, sendo três localizadas em Barcelona, Cidade Pomar e Feu Rosa (praia da Baleia) e os demais em Novo Porto Canoa, Jardim Carapina e Vila Nova de Colares.
Os locais funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e, aos sábados, das 7h às 16h. Não é necessário realizar agendamento para o descarte.
Esse serviço é necessário para quando o cidadão for realizar pequenas obras ou reparos em casa ou cortar uma árvore, por exemplo. O sistema de descarte voluntário é oferecido pela Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Serviços (Sese) e não tem custo para o morador.
O secretário municipal de Serviços, Enivaldo Dias explica que os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) são destinados ao recebimento de resíduos da construção civil e volumosos, como destinação final ambientalmente adequada. “Nesta ação também são observadas normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e a segurança, além de minimizar os impactos ambientais”, frisa.
Enivaldo lembrou ainda que a Serra ampliou os pontos de entrega voluntária para oferecer mais uma opção para o morador realizar o descarte adequado, contribuindo assim para a preservação ambiental. "Atualmente, o município possui 6 opções de locais para o descarte voluntário e gratuito", reforça o secretário.
A Sese reforça para que os moradores descartam o entulho de forma correta e orienta para que, em casos de descarte irregular de resíduos, denúncias devem ser feitas à Fiscalização Posturas do município pelo telefone (27) 9 9951-2321 e também pelo aplicativo Colab (www.colab.re).
O que eu posso descartar?
Nos Ecopontos de Novo Porto Canoa, Jardim Carapina e Vila Nova de Colares o morador pode descartar resíduos de construção civil residencial de até um metro cúbico por dia ou 15 sacos de ráfia/dia; materiais recicláveis (papel, plástico, vidro e metal); móveis e eletrodomésticos; galhos e resíduos de podas de árvores.
São proibidos caminhões, caçambas e carretas de empresas particulares; resíduos orgânicos (lixo doméstico); pneu; isopor; resto de asfalto; resíduos de oficinas mecânicas; latas contendo tinta, thinner, piche, óleo, soda cáustica ou outros produtos químicos.
O que são Áreas de Triagem e Transbordo (ATTs)?
As Áreas de Transbordo e Triagem (ATT) de resíduos da construção civil (RCC) são estruturas públicas destinadas ao recebimento de grandes volumes de RCC provenientes da limpeza urbana. Esses resíduos geralmente são oriundos da remoção de pequenos volumes de material depositado de forma irregular em ruas e avenidas. Na ATT, é possível realizar a triagem de resíduos, como os recicláveis. Quando a capacidade máxima da ATT é atingida, os resíduos são transbordados para carretas, que efetuam o transporte até um aterro sanitário licenciado para disposição final.
O que são Ecopontos?
Ecopontos são Pontos de Entrega Voluntária (PEV), onde os moradores podem descartar gratuitamente pequenos volumes de resíduos, como entulho de construção, móveis velhos, podas de árvores e materiais recicláveis de forma segregada em caçambas identificadas por tipologia de resíduos. O objetivo é educar o pequeno gerador dos resíduos e evitar o descarte irregular em locais inadequados, como ruas, terrenos baldios e rios, reduzindo assim o impacto ambiental e os custos com a limpeza pública.
Saiba onde ficam localizados os Pontos de Entrega Voluntária
Áreas de Triagem e Transbordo (ATT):
Cidade Pomar
Avenida Norte Sul, s/n°
Barcelona
Avenida Região Sudeste, s/n° (saindo da BR 101 e entrando no bairro)
Praia da Baleia
Av. Desembargador Antônio Miguel Feu Rosa, s/n
(próximo a Praça do Canarinho)
Ecopontos:
Jardim Carapina
Rua Presidente Kennedy, 60 (próximo ao UAPS)
Novo Porto Canoa (João de Barro)
Av. Domingos José Martins, 142 (atrás da estação de Cidadania e Cultura)
Vila Nova de Colares
Rua Floriano Peixoto, 353 (ao lado da empresa Corpus)