De Gari a Batman Capixaba: conheça a história do serrano Arquires de Souza

Conhecido como o "Batman Capixaba", Arquires luta pela limpeza das ruas na Serra

De Gari a Batman Capixaba: conheça a história do serrano Arquires de Souza


Texto: Roberta Pelissari - Foto: Dayana Souza

Pai, trabalhador, atleta, ciclista e animador de festa infantil. Essas são algumas das várias atribuições de Arquires de Souza Ferreira, de 46 anos. Morador de Colina de Laranjeiras,  Arquires ficou conhecido por pedalar há mais de 10 anos pela cidade vestido como o lendário homem morcego,  inspirado no super-herói, o serrano se auto intitula como o "Batman Capixaba". 

Mas a sua fantasia vai além da roupa: ele é herói por essência. No batente, combate a sujeira com bravura. Arquires trabalha há quatro anos na limpeza pública em uma empresa contratada pela Prefeitura da Serra e atua na região de Novo Horizonte, no serviço de varrição e roçada de vegetação. Ele conta que vai trabalhar correndo e faz um percurso de 8 km todos os dias. E mesmo tendo que usar o uniforme e os EPIs do trabalho, ele conta que para não perder sua identidade de Batman sempre carrega algum acessório do herói que o inspira.

Nas horas vagas  participa de ações sociais, levando alegria às crianças e mensagens de cidadania. Por onde passa , o  herói serrano chama atenção e  sua fantasia inusitada ele é abordado com frequência para sair em fotos. Até quando vai fazer compras, Arquires é  sucesso. Ele conta que tem um carrinho personalizado que usa para fazer compras estilizado de homem morcego.

Como reaproveita  o lixo,  ele cria seus próprios equipamentos e ensina com afeto: “É só respeitar o papai e a mamãe que você vai ser um herói da Liga da Justiça”, disse ele com o sorriso de quem inspira.

Neste 16 de maio, celebramos aqueles que, com dignidade e coragem, vestem o uniforme da esperança e transformam nossas ruas em caminhos mais limpos e saudáveis. É o Dia do Gari – uma homenagem merecida a quem cuida, com suor e dedicação, do bem-estar da população.

Na Serra, a equipe de garis da Secretaria de Serviços (Sese) é formada por 550 trabalhadores garis, dentre eles homens e mulheres que, diariamente, percorrem os bairros com vassouras nas mãos e um propósito no coração: manter a cidade limpa e saudável.Eles varrem, capinam, recolhem o que foi descartado e devolvem à cidade sua beleza essencial.

O Secretário Municipal de Serviços, Enivaldo Dias, ressalta a importância dos profissionais. "A limpeza urbana realizada pelos garis é fundamental para a saúde da cidade e de toda a população. Sem esse trabalho, viveríamos em meio ao caos e à proliferação de doenças. Essa é nossa homenagem a quem zela, com tanto amor, por nossa cidade.”

O nome “gari” nasceu em homenagem a Pedro Aleixo Gary, francês que fundou a primeira empresa de coleta de lixo no Rio de Janeiro, em 1876. Desde então, o nome virou sinônimo de respeito e compromisso com a vida urbana.