Novembro Azul: Prefeitura da Serra oferece ações especiais voltadas para a saúde do homem

Nesta quarta (24), as equipes de saúde da Unidade Básica de Saúde de Taquara II está com uma programação que vai de palestra até vacinação.

Texto: Deborah Hemerly - Foto: Deborah Hemerly/Secom-PMS

As ações voltadas para atenção e importância dos cuidados com a saúde do homem seguem fazendo o maior sucesso, nas Unidades de Saúde da Serra. Tem palestra, atendimento com equipe multidisciplinar, atendimento médico, aferição de pressão, glicose, orientação nutricional e física com a equipe do Programa de Orientação ao Exercício Físico e Orientação Nutricional (Proef/Nutrição), enfim, vários cuidados voltados para eles, afinal de contas, estamos em pleno Novembro Azul!

Fiquem de olho na programação abaixo. E, caso a Unidade de Saúde do seu território não esteja com programação especial voltada para a saúde do homem, dê uma passadinha lá para se inteirar sobre os serviços oferecidos pela Prefeitura da Serra.

Agenda de ações:

“Novembro Azul”

Quando: 24/11, às 13h30.

Onde: Na Unidade Básica de Saúde de Taquara II.

O quê: Aferição de pressão, medição de glicemia e IMC, atualização do cartão de vacina, palestra sobre câncer de próstata, solicitação de exames de PSA para homens com 50 anos ou mais, além de lanchinho.

“Homem que se cuida tem atitude!”

Quando: 25/11, das 9 às 12 horas.

Onde: Na Unidade Regional de Saúde Feu Rosa.

O quê: Bate-papo com a equipe de enfermagem da Multivix-Serra com o tema “Saúde também é papo de homem”. Também serão realizados testes rápidos, além de aferição de pressão.

“Especial Novembro Azul”

Quando: Até 30 de novembro, de segunda a sexta, das 7 às 17 horas.

Onde: Na Unidade Básica de Saúde de Jardim Carapina.

O quê: Todos os homens, com idades acima de 40 anos, que chegarem à unidade serão abordados por enfermeiros e agente de Saúde para uma conversa de sensibilização sobre a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde. Também serão feitos testes rápidos de sífilis, além de aferição de pressão e glicemia. No dia 26, às 14 horas, será realizado um chá da tarde, com uma roda de conversa com o público masculino.

“Plantão para Eles”

Quando: Até 26 de novembro, das 7 às 17 horas.

Onde: Na Unidade Básica de André Carloni.

O quê: Busca ativa dos homens a partir de 40 anos que não frequentam a unidade, especialmente por motivo de trabalho. Haverá atendimento clínico. Se for a indicação, serão marcados exames laboratoriais entre outros encaminhamentos.

“Proef/Nutrição no Novembro Azul”

Quando: De 22 a 30 de novembro, manhã e tarde.

Onde: Em seis instituições públicas/privadas, empresas ou indústrias mapeadas nas seis regiões de Saúde da Serra.

O quê: Verificação de pressão arterial, glicemia capilar, Índice de Massa Corpórea (IMC), teste físico específico para cada tipo de trabalhador além de palestra sobre sedentarismo e câncer de próstata. A ação será realizada pela equipe do Programa de Orientação ao Exercício Físico e Orientação Nutricional (Proef/Nutrição).

“Novembro Azul”

Quando: Dia 26/11, das 8 às 12 horas.

Onde: Na Unidade Regional de Novo Horizonte.

O quê: Atendimento médico, realização de teste rápido, atendimento de equipe multidisciplinar e até música ao vivo.

“Sobre Pele Azul – Plantão Dermatológico”

Quando: 27/11, das 8 às 12 horas.

Onde: No Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames), em Jardim Limoeiro.

O quê: Tanto as ações quanto os serviços oferecidos estão em fase de conclusão.