O que fazer quando encontrar um animal silvestre em casa?   

O primeiro passo ao encontrar um animal silvestre é acionar a fiscalização ambiental nos telefones (27) 3291-7435 ou (27) 99951-2321

O que fazer quando encontrar um animal silvestre em casa?   


Texto: Gabriela Conti - Foto: semma

Nessa terça-feira (28), a fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) da Serra recebeu um chamado para recolher uma cobra jiboia no bairro Campinho da Serra I. 

A equipe foi ao local, resgatou o réptil e o devolveu à natureza. O aparecimento de animais silvestres no meio urbano está cada vez mais comum durante a pandemia do novo coronavírus, por causa da diminuição da circulação de carros e pessoas nas ruas.

Mas e se um animal silvestre aparecer na sua casa? Você sabe o que fazer? No caso da jiboia, a serpente não é peçonhenta, ou seja, não é venenosa.  No entanto, é recomendado manter distância e não manipular nenhum tipo de cobra. O mesmo vale para qualquer animal silvestre.                                             

O primeiro passo ao encontrar um animal silvestre é acionar a fiscalização ambiental nos telefones (27) 3291-7435 ou (27) 99951-2321. É muito importante destacar que os moradores não devem tentar fazer o resgate por conta própria, já que a manipulação desses bichos deve ser feita apenas por pessoas treinadas e com os instrumentos específicos.

"Nunca tente fazer a captura do animal sozinho, porque ele pode reagir de maneira agressiva, se sentir ameaçado por estar em local estranho, fora de seu habitat natural. Também não ofereça alimentos, pois podem ser prejudiciais à saúde do bicho", explica a secretária de Meio Ambiente, Áurea Almeida.

É recomendado, também, que os moradores isolem o local onde o animal se encontra. Por exemplo, se estiver no quintal, feche a porta de casa. Se estiver em um quarto, coloque um obstáculo e não permita a entrada de pessoas, principalmente crianças. Nunca tente acuar, ameaçar ou machucar o animal.                     

"Por medo ou falta de informação, algumas pessoas jogam pedras ou dão pauladas nos bichos. Muitos animais são resgatados bem machucados, com ferimentos causados pelos próprios moradores. Maus tratos é crime. Apenas afaste-se do bicho e acione a fiscalização imediatamente", alerta a secretária.  

Uma dica para não atrair animais silvestres para a sua casa é manter o quintal sempre limpo. "Os bichos vão atrás de comida também", afirma Áurea. 

Entre os animais que mais aparecem nas áreas urbanas, em quintais e casas, estão as cobras e os gambás. Mas também há chamados para resgate de outros bichos mais "incomuns" como raposa, jacaré, tamanduá e até bicho-preguiça. 

No primeiro semestre de 2020, houve um aumento de cerca de  40% de resgates de animais silvestres, comparado ao mesmo período do ano passado. 

Resgate  

Os animais machucados são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que fica na Área de Proteção Ambiental (Apa) da lagoa Jacuném, em Barcelona. O local pertence ao Ibama. Lá, eles recebem cuidados veterinários, são recuperados e reintroduzidos em seu habitat natural.

Quando os animais são resgatados em boas condições de saúde eles são soltos de volta na natureza imediatamente.