Encontrou um animal silvestre? Saiba como agir
A Semma vem trazer dicas para os munícipes saberem como reagir ao se deparar com um desses animais

Texto: Bianca Oliveira
- Foto: Divulgação Sedur
Nos últimos dias muitos animais silvestres estão aparecendo em zonas urbanas de várias cidades e isso vem assustando muitas pessoas. Na Serra não tem sido diferente e por isso a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) traz algumas dicas para as pessoas saibam como agir ao se deparar com um desses animais em sua casa ou trabalho.
Segundo os técnicos, a primeira coisa que a fazer é manter a calma, para não assustar o animal e acabar provocando algum acidente. A pessoa também não deve interagir, pois isso pode se machucar, ferir o animal ou até mesmo assustá-lo a ponto dele fugir ou se esconder em local de difícil acesso.
A recomendação nesse caos é que os moradores não devem tentar fazer o resgate por conta própria, já que a manipulação desses bichos deve ser feita apenas por pessoas treinadas e com instrumentos específicos.
Os técnicos orientam que para que o resgate seja realizado da maneira mais rápida e sem nenhum imprevisto, é bom o munícipe mantenha o animal em seu campo de visão, mas sem ficar muito perto, pois os animais de pequeno porte, como as cobras, tendem a se esconder com maior facilidade, podendo prejudicar o resgate.
Outra dica é que, sempre que se possível, o morador isole o local onde o animal se encontra. Se ele estiver no quintal, por exemplo, a pessoa deve fechar a porta de casa. Se estiver em um quarto, coloque um obstáculo e não permita a entrada de pessoas, principalmente crianças. E que nunca tente acuar, ameaçar ou machucar o animal.
Em todos os casos, a pessoa deve acionar o Departamento de Fiscalização Ambiental da Semma que fica à disposição da população todos os dias, inclusive nos fins de semana e feriados. Para acionar o serviço, o munícipe deve realizar uma ocorrência via aplicativo Colab ou pelo telefone (27) 99951-2321.
Quando os animais são resgatados em boas condições de saúde, eles são soltos de volta na natureza imediatamente.
Já aqueles que estão feridos são encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que fica na Área de Proteção Ambiental (Apa) da Lagoa Jacuném, em Barcelona. O local, cuja gestão é do Ibama, oferece cuidados veterinários para que os bichinhos se recuperem e possam ser reintroduzidos em seu habitat natural.