Orla de Jacaraípe será revitalizada e terá deck, academias populares, circuito de skate e até mirante

Texto: Elisa Rangel - Foto: Edson Reis/Secom

A orla de Jacaraípe será totalmente revitalizada e vai se tornar a praia mais moderna do Espírito Santo, recebendo deck com mobiliário, piso amadeirado, academias populares, circuito de skate, mirante, letreiro, monumento e outros atrativos.

O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira (18) durante apresentação do projeto pelo prefeito Sergio Vidigal e o secretário municipal de Obras, Halpher Luiggi, na Arena Jacaraípe.

“São mudanças que deixarão a região muito mais bonita e moderna. Jacaraípe irá se tornar a praia mais moderna do Espírito Santo. Teremos um portal de madeira com um letreiro, dando boas-vindas aos moradores e turistas, faremos a troca do piso do calçadão para um tipo mais moderno, a orla vai ganhar duas academias populares... A nossa proposta é valorizar mais a região, atendendo a moradores e oferecendo uma excelente opção de lazer aos turistas que visitam a Serra”, declarou Vidigal.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, o objetivo é explorar ainda mais o grande potencial que Jacaraípe possui. “Com isso, incentivamos o turismo, as atividades sociais e fortalecemos a comunidade, gerando mais valorização dos imóveis e movimentando o comércio da região”, argumentou Halpher Luiggi.

Dentre as novidades da nova orla de Jacaraípe estão a mudança de parte do piso do calçadão, que passará a ser de madeira e no formato de 1x1 metro, facilitando a execução, manutenção e, ainda, formando um mosaico diferenciado e com paginação exclusiva.

Logo no início da orla será instalado um portal de madeira com o letreiro de Jacaraípe, assim como um monumento em homenagem aos surfistas, que são apaixonados pelas ondas do balneário. Além disso, deverá ser construída uma base de apoio para atividades aquáticas, para dar suporte aos praticantes do surfe, caiaque e também a mini embarcações.

Deck e mirante

O destaque do projeto é a conexão de duas “áreas” em uma única maior (no meio do calçadão), mais precisamente em frente à Rua Mato Grosso. No local será instalado um grande deck, onde estarão mobiliários para rodas de conversa e mesa de apoio. Essa proposta, no estilo “praça”, está sendo chamada de “Encontro das Palmeiras” e terá paisagismo de contemplação e iluminação moderna.

Para deixar o balneário ainda mais bonito e moderno, o projeto contempla também a construção de um mirante ou de “arquibancada” na direção da curva da baía. Para isso, a obra elevaria o solo no trecho, proporcionando ao usuário uma visão completa de toda a orla de Jacaraípe.

Veja o que a orla vai receber:

Piso no formato 1x1m, que permite flexibilidade para execução, manutenção e formar um mosaico/geometria diferenciado e com uma paginação exclusiva;

Portal de madeira com o letreiro de Jacaraípe;

Monumento com homenagem aos surfistas;

Base de apoio para atividades aquáticas, para apoio a surf, caiaque, mini embarcações, etc;

Deck fazendo a conexão de duas áreas em uma única maior (em frente à Rua Mato Grosso), onde serão colocados mobiliários redondos para 4 e 8 lugares, com e sem mesa, para rodas de conversa, mesa de apoio para os usuários com espaço para colocar sua própria barraca, etc. Essa “praça” foi concebida como “Encontro das Palmeiras” e tem um paisagismo de contemplação e iluminação moderna;

Duas academias populares de inox;

Mini circuito de skate;

Pergolado;

Base de apoio para administração e guia turístico do calçadão;

Modernização do mobiliário;

Troca/Modernização das luminárias e lixeiras;

Espaços para iniciativa privada com alguns grandes quiosques e para pequenos empreendimentos itinerários (carrinhos e removíveis);

Piso iluminado no “Encontro das Palmeiras” (em estudo).