Ouvidoria elabora diagnóstico utilizando ferramenta da participação e controle social

Nesta quarta-feira, 16 de março, é comemorado o dia do ouvidor

Texto: Bianca Oliveira - Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira, 16 de março, é comemorado o dia do ouvidor. A Ouvidoria Geral da Serra foi criada através da Lei N 2356/2000, sendo o principal canal de comunicação direta da população com a prefeitura naquela época e funciona até hoje no município como ferramenta que contribui para fazer valer o direito do cidadão, além de manter o controle social sobre ações do governo municipal.

O principal objetivo da Ouvidoria é se tornar um canal eficiente de condução das opiniões, sugestões, reclamações e problemas da sociedade, que visa garantir os direitos dos cidadãos, a fim de concretizar os princípios da eficiência, da ética e da transparência nas relações com a sociedade.

Em comemoração a este dia, a Controladoria Geral Municipal (CGM) elaborou um diagnóstico utilizando a ferramenta da Participação e do Controle Social na tomada de decisões. A partir das manifestações registradas na Ouvidoria em todo ano de 2021.

A Controladoria  realizou um  levantamento dos dados e consolidou um relatório diagnóstico que pretende propiciar à gestão uma visão geral da avaliação popular acerca da prestação de serviços públicos municipais.

O relatório utiliza a base do sistema Solicitação Web e-Ouvidoria de gestão da Ouvidoria Geral do Município e pretende dispor, de maneira estratégica e transparente as informações que chegam voluntariamente até a Ouvidoria Geral do Município por meio das manifestações pelo sistema e-ouvidoria (internet), por telefone e pessoalmente.

Todas as manifestações recebidas são devidamente cadastradas e tratadas através deste sistema e identificadas por um número de protocolo.

Segundo o diagnóstico, em 2021, o total de manifestações recebidas pela Ouvidoria foi de 7.645 ( sete mil, seiscentos e quarenta e cinco).

No relatório, foi dividido as manifestações por assunto e por Secretaria, fazendo um comparativo anual com a evolução dos números de pedidos a partir do ano de 2017 e ainda um comparativo mensal dos pedidos. O referido documento também informa o tempo médio de resposta dos pedidos por cada pasta da Administração Municipal.

O documento que foi formalmente enviado ao Chefe do Executivo Municipal, pretende propiciar e fomentar à gestão com base na visão geral da avaliação popular da prestação de serviços públicos, trazendo assim para dentro da máquina administrativa a ferramenta da Participação e do Controle Social. Novos Projetos estão sendo estudados pela equipe da Controladoria, para implementação de melhorias, avanços e inovações da Ouvidoria Geral.