Pré-Enem gratuito prepara jovens serranos para provas

Mais de 80 alunos participam das aulas

Pré-Enem gratuito prepara jovens serranos para provas


Texto: Mariana Santos - Foto: Divulgação

Com visão de futuro e com sonhos a serem realizados. Assim estão os jovens da Serra, que participam do pré-vestibular “Tá Ligado!”, um projeto da Estação Conhecimento, local das aulas,  que conta com apoio da Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), com recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA). O projeto conta com mais de 80 jovens, com aulas de segunda a sexta-feira, no horário noturno. Os alunos têm direito a vale transporte, lanche, material didático e uniforme. 

Criada por iniciativa da Fundação Vale, a Estação Conhecimento Serra é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua desde 2011 na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, em parceria com a Vale e a Prefeitura Municipal de Serra, que realizou um chamamento público para selecionar os projetos, compondo a rede socioassistencial do município. 

Em busca de um sonho

“O projeto é muito importante para mim como estudante de escola pública, visto que ele oportuniza uma preparação específica para vestibular que se diferencia do ensino que se tem na escola regular. Quando percebe-se o déficit que existe dos estudantes de escola pública ao adentrar a universidade pública, a gente consegue ver a problemática”, começou falando Antonia Firmino, de 17 anos, aluna do projeto. 

Antonia quer fazer o curso de Letras na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e tem se dedicado desde o início para garantir sua vaga. “Eu, pessoalmente, não teria a disponibilidade de arcar com curso preparatório privado. E logo que me veio essa questão mais urgente para estudar para vestibular, fiquei um pouco desesperada de encontrar métodos e mecanismos para que eu pudesse estudar e me preparar. Então o projeto surgiu como uma luz no fim do túnel para mim. Eu pensei que deste modo eu poderia estar mais próxima deste tão almejado sonho, que é de adentrar à universidade pública”, contou ela. 

A aluna comenta ainda que o projeto a salvou e passou tranquilidade neste momento de tanta tensão que é prestar o vestibular. Antonia reafirmou a importância das aulas de redação e os temas debatidos em sala. “O curso tem me ajudado muito com todos os conteúdos, principalmente com as aulas de redação, que são bem intensas, onde são abordados temas interessantíssimos e temas sociais também”, falou. 

Projeto como instrumento social

A professora de redação do “Tá Ligado!”, Paula Machado, contou como é dar aula para os alunos e a preparação que estão tendo até a data do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). “Apesar dos desafios que eles têm em relação aos estudos, porque também são alunos trabalhadores, eu vejo que o interesse está rolando e que eles têm se buscado. Eu acho que é muito diferente de outros espaços que eu já trabalhei e isso faz com que se torne bem especial, porque é voltado para o Enem, é um monte de adolescente interessado, eles são muito dedicados, muito inteligentes”, explicou a professora.

Paula Machado comentou ainda que tem percebido o interesse dos alunos desde o início do curso. Ela enfatiza que as redações acontecem regularmente e que todos se dedicam para entregar a melhor dissertação. “Eu observo que o projeto tem sido fundamental na vida desses alunos que buscam a entrada na universidade e que vão fazer o Enem, mas é muito importante principalmente para a comunidade e para alunos de escola pública que provavelmente não teriam essa oportunidade em outros espaços. Eu vejo que eles estão extremamente interessados e são dedicados. Fora que toda a estrutura em volta do projeto possibilita que esses alunos de fato participem”, finalizou. 

O “Tá Ligado!” também possui uma estrutura especializada e adequada para as aulas, além de professores qualificados e comprometidos. Os alunos se dedicam às atividades e carregam consigo a vontade de iniciar o tão sonhado curso superior.