Prefeitura da Serra celebra 20 anos do Projeto Semente e reforça compromisso com a inclusão social
São custeados pelo município materiais pedagógicos, gêneros alimentícios e de higiene, equipe profissional e a manutenção do espaço físico

Texto: Anete Lacerda
- Foto: Divulgação
A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), celebra os 20 anos do Projeto Semente, localizado no bairro Residencial Jacaraípe, que realiza solenidade comemorativa nesta quarta-feira (9) às 13h em sua sede no bairro Residencial Jacaraípe. A gestão municipal é uma das principais parceiras da iniciativa, oferecendo apoio financeiro e estrutural que garante a continuidade e a qualidade do serviço prestado à população. São custeados pelo município materiais pedagógicos, gêneros alimentícios e de higiene, equipe profissional e a manutenção do espaço físico.
Desde 2016, o Projeto Semente integra as ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), coordenado pela Semas. Atualmente, dez profissionais atuam no local, exercendo funções como coordenação, pedagogia, educação social, além de serviços de cozinha, transporte e limpeza. O objetivo é oferecer, em tempo integral, atendimento digno e transformador para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
A coordenadora do Projeto, Ivana Nippes, conta que a parceria técnica e financeira entre a prefeitura e o SCFV Projeto Semente é essencial para proteger e apoiar essas crianças e adolescentes. “Tal parceria nos permite garantir acesso a serviços de assistência social, fortalecer vínculos familiares e comunitários, além de contribuir para o desenvolvimento integral do indivíduo. Além disso, essa colaboração facilita a integração a diversas políticas públicas, promovendo o bem-estar e a cidadania dos jovens, contribuindo para uma sociedade mais justa, enfatiza.
A secretária de Assistência Social Fernanda Coimbra explica que a Prefeitura da Serra entende que investir na infância e na juventude é garantir um futuro mais justo e humano. “O Projeto Semente é exemplo de como o poder público, em parceria com a sociedade civil e projetos sociais, pode transformar vidas por meio da educação, cultura e afeto. É uma política pública viva, que respeita e acolhe cada criança e adolescente com cidadania,” destaca.
De segunda a sexta-feira, os participantes têm acesso a atividades socioassistenciais, culturais, artísticas, oficinas de bordado, rodas de conversa com psicólogos e acompanhamento de educadores sociais. O espaço funciona das 7h às 17h, com carga reduzida às sextas-feiras, quando o atendimento é de 7h às 12h.
Números que refletem transformação
- Mais de 1.900 crianças, adolescentes e famílias atendidas;
- Mais de 20.000 oficinas realizadas, abrangendo capoeira, karatê, artesanato, música, dança, culinária, reciclagem, horta, teatro, bordado, entre outras atividades;
- Mais de 11.000 encontros temáticos, abordando assuntos como família, saúde, trabalho, direitos humanos e meio ambiente;
- 48.000 refeições (café da manhã, almoço e lanche) ofertadas anualmente;
- Mais de 13.000 cestas básicas distribuídas durante e após a pandemia da COVID-19;
- 80 beneficiários capacitados por meio de cursos profissionalizantes.
Sobre o Projeto Semente
Fundado em abril de 2005, o Projeto Semente nasceu da mobilização da comunidade ligada à Paróquia São Pedro de Jacaraípe, por meio da Associação do Menino Jesus – AME. A iniciativa surgiu com o desejo de criar um espaço acolhedor para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Inicialmente era mantido pela Cáritas, mas em 2016 a parceria com a Prefeitura da Serra fortaleceu ainda mais essa rede de cuidado, inclusão e esperança.
Serviço
Projeto Semente
Rua Santo André, s/n, Residencial Jacaraípe