Prefeitura da Serra digitaliza serviços e agiliza atendimento aos servidores
São dez novas solicitações disponíveis
Texto: Djeisan Maria
- Foto: Divulgação
A Prefeitura da Serra dá mais um passo rumo à transformação digital dos seus serviços, facilitando a vida dos servidores municipais. A partir de agora, dez novas solicitações, antes realizadas por diversas fontes no Departamento de Recursos Humanos (DRH), podem ser feitas de forma online por meio do portal "Prefeitura sem Papel".
Serviços como Adicional por Tempo de Serviço (Quinquênio), Cancelamento de Vale Transporte, Licença Amamentação, outras relacionadas à frequência, dentre outras podem ser feitos na ferramenta digital. A mudança oferece diversos benefícios como a agilidade no processamento de solicitações, maior transparência nas etapas, e a possibilidade de acompanhar o andamento de cada pedido online.
Além disso, o sistema permite identificar e solucionar gargalos nos processos, otimizando o atendimento. A chefe da Divisão de Direitos e Vantagens do DRH, Karoline Araújo, pontua que as melhorias implementadas contribuirão para o mapeamento de gargalos e o desenvolvimento de estratégias para enfrentá-los, garantindo um processo mais eficiente e célere.
Com a inclusão desses novos serviços, o DRH passa a ofertar 29 tipos de solicitações relacionadas ao DRH, inseridas em um universo de 455 tipos processuais disponíveis para todos os munícipes. A homologação dos processos foi feita na última semana pela equipe do DRH junto à Gerência de Governo Digital da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia.
Fluxos otimizados
Para garantir a eficiência e a transparência dos processos, foram desenvolvidos fluxos personalizados para cada tipo de solicitação. Esses fluxos definem o caminho que o processo deve seguir, desde a abertura até a finalização, garantindo que todas as etapas sejam cumpridas dentro dos prazos estabelecidos.
A diretora do DRH, Gabriela Charili, pontua que o aperfeiçoamento dos fluxos processuais garante que todo processo seja devidamente analisado e encontre solução dentro dos prazos legais, sendo essa uma ação prioritária em respeito aos direitos dos servidores públicos municipais.
"A estruturação dos fluxos permite que cada etapa seja acompanhada e ajustada conforme o necessário, garantindo a melhoria contínua da tramitação dos processos", finaliza a chefe da Divisão de Recrutamento e Seleção, Vanessa Rodrigues.
Confira as novas solicitações disponíveis para os servidores:
- Cancelamento de Vale Transporte
- Atualização Cadastral
- Licença Amamentação
- Revisão de Atestado Médico
- Redução de Carga Horária
- Retificação de Frequência
- Retificação de Frequência - SEDU
- Retificação de Frequência - SESA
- Declaração de Averbação de Tempo de Contribuição