Prefeitura garante vagas para estudantes do anexo Altair Siqueira
A informação foi anunciada em encontro com os responsáveis na manhã desta segunda-feira

Texto: Elton Lyrio
- Foto: Thiago Coutinho/Sedu-ES
A Prefeitura da Serra garantiu vagas para que todos os estudantes do anexo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Altair Siqueira, em Jardim Limoeiro, sejam matriculados para o ano letivo de 2026 a poucos metros do prédio onde estudam atualmente. A garantia das vagas é fruto de um diálogo que a administração municipal buscou, por meio da Secretaria de Educação da Serra, com a Secretaria de Estado da Educação.
A partir do próximo ano, os estudantes serão matriculados na nova Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jardim Limoeiro, que atenderá estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, cobrindo assim toda a oferta hoje disponível no anexo do Altair Siqueira e também o Ensino Médio. Essa nova escola vai funcionar no prédio onde atualmente é a Aristóbulo Barbosa Leão, também em Jardim Limoeiro. A Aristóbulo, por sua vez, vai se mudar para uma nova sede, em Laranjeiras, antes do ano letivo de 2026.
O anúncio foi realizado na manhã desta segunda-feira (13) em uma reunião com os pais dos estudantes que contou com a presença da secretária de Educação da Serra, Mayara Candido, do secretário de Estado da Educação, Vitor De Ângelo, além de representantes do movimento comunitário na região. O anexo Altair Siqueira funciona atualmente em um prédio alugado que será devolvido pela prefeitura aos proprietários ao final do ano letivo de 2025.
A secretária de Educação da Serra, Mayara Candido, explicou que os responsáveis deverão comparecer à sede da Altair Siqueira e manifestem o interesse na transferência para a nova Escola Estadual Jardim Limoeiro. Ela também destacou que a legislação brasileira prevê que o ensino fundamental é uma responsabilidade conjunta de Estados e municípios e que a mudança está de acordo com sugestões feitas pela comunidade em reuniões anteriores. A secretária também agradeceu a parceria do Estado.
O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou que a demanda pelo atendimento ao Ensino Fundamental II na nova unidade foi levada a ele pela Secretaria de Educação da Serra. Ele explicou que só foi possível garantir as vagas agora por conta da conclusão das obras do novo Aristóbulo Barbosa Leão, em Laranjeiras, que está próxima. É a mudança para a nova sede que vai permitir ao Estado criar no prédio atual a Escola Jardim Limoeiro. Ele explicou ainda que as vagas para os estudantes vindos do anexo do Altair Siqueira já estão garantidas e que não haverá concorrência por elas.
Representantes dos responsáveis e do movimento comunitário tiveram a oportunidade de falar e expor seus questionamentos na reunião. Eles foram prontamente esclarecidos pelas autoridades presentes. Ao final do encontro a representante dos responsáveis conduziu uma votação em que a maioria dos presentes se manifestou favorável a transferência para a nova escola estadual, que continua garantindo aos alunos o atendimento próximo às suas residências.