Art Gourmet: projeto da Prefeitura leva identidade para mercados ao ar livre
O projeto vai padronizar as barracas de vendas de comidas e artesanatos nas praças revitalizadas da Serra

Texto: Marcos Sacramento
- Foto: Edson Reis/Secom-PMS
A Prefeitura da Serra lançou nesta semana o projeto Art Gourmet nas Praças para fomentar o empreendedorismo local. A iniciativa padroniza as barracas de venda de comidas e artesanatos, trazendo mais organização e identidade para os mercados ao ar livre.
O pontapé inicial foi dado na praça de Manguinhos, na avenida Atapoã, onde os primeiros 10 empreendedores receberam barracas cobertas, cada uma com espaço para até dois empreendedores. Mas isso é só o começo! Ao todo, 120 barracas serão distribuídas em nove bairros, beneficiando até 240 pequenos empreendedores.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo da Serra, Márcia Lamas, explica que os empreendedores contemplados cumpriram alguns requisitos. “Eles precisam ter laços nas comunidades onde irão atuar e os que atuam com alimentos passaram por um curso da Vigilância Sanitária”.
Os empreendedores foram orientados, também, a respeito dos procedimentos para se formalizar como Microempreendedores Individuais.
“Pretendemos, com mais esta iniciativa da administração do prefeito Weverson Meireles, criar oportunidades de geração de renda para pequenos empreendedores, promover a cultura e gastronomia locais e fortalecer o senso de comunidade”, destaca a secretária Márcia Lamas.
O projeto é desenvolvido pela Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, em parceria com as associações de moradores. Além de Manguinhos, o projeto contempla os bairros Nova Almeida, Jacaraipe, Serra Sede, Valparaíso, Serra Dourada, Colina de Laranjeiras, Central Carapina e Feu Rosa.