Prefeitura promove oficina de compostagem na Fazenda Esperança

Oficina é mais uma das ações desenvolvidas pela Seap em parceria com o Incaper

Prefeitura promove oficina de compostagem na Fazenda Esperança


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Divulgação

A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Especial de Agricultura e Pesca (Seap), promoveu na última quarta-feira (14), em parceria com o Incaper, uma oficina de compostagem para funcionários e assistidos da Fazenda Esperança - comunidade terapêutica que atende a dependentes de álcool e outras drogas. 

Na oficina, ministrada pelo mestre em Tecnologia e Inovações Ambientais Leonardo Moreira Borges de Sousa, 24 assistidos que atuam no setor de horticultura da comunidade aprenderam a dar destino adequado a resíduos e sobras como palha, cascas de vegetais e borra de café, transformando este material em adubo. 

O diretor da Seap, David Cruz, explicou que a oficina é mais uma das ações desenvolvidas pela secretaria junto à comunidade terapêutica em parceria com o Incaper. “Estamos com um projeto de plantio acompanhado, com diversas variedades de cultivo: mamão, goiaba, maracujá, tomate e aipim”, explica David, que destaca a importância da parceria com o Incaper, que além do acompanhamento faz a análise do solo.  

Além dos cultivos citados acima, a Fazenda Esperança tem uma horta com diversos tipos de hortaliças, também resultado do projeto da Seap em parceria com o Incaper, e criação de aves e suínos. Inclusive, a Seap promoveu uma visita técnica com um veterinário para avaliar este plantel.

“Atendendo ao compromisso da gestão com o social, a Seap e o Incaper têm realizado este projeto com o objetivo de transformar a Fazenda Esperança em um espaço autossustentável”, ressalta David Cruz.