Primeiro Serra+Cidadã do ano leva serviços para comunidade de Planalto Serrano
Evento contou com novos serviços, como o Espaço Pet, e teve a presença de autoridades

Texto: Bianca Oliveira
- Foto: Dayana Souza
A comunidade do bloco B do bairro Plabalto Serrano recebeu neste Sábado (22), a 24º Edição do “Serra + Cidadã”, evento realizado pela Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Sedir). A edição é a primeira de 2025 e teve como tema o mês da mulher.
O prefeito da Serra, Weverson Meireles, esteve presente no evento e falou sobre seu primeiro Serra+Cidadã. "É muito gratificante poder garantir estes serviços tão importantes para a nossa população e ver todo o esforço dos nossos servidores, que estão aqui desde cedo para fazer isso tudo acontecer neste evento que, além de ser o primeiro de nossa gestão, é especial por homenagear todas as mulheres serranas" , afirmou Weverson.
Há quase três anos a ação leva serviços prestados pela Prefeitura da Serra através das secretarias de Direitos Humanos, de Políticas Públicas para as Mulheres, Secretaria de Educação e Saúde. Geane Barbosa, 51 anos, esteve presente no evento e falou sobre o que achou da ação. Ela fez o exame com o Oftalmologista e realizou o cadastro para ganhar os óculos de grau novos, com um prazo de até 45 dias.
“Como moradora do bairro, eu estou me sentindo privilegiada com a primeira vez que esse evento está acontecendo aqui. Eu recebi o atendimento com o médico oftalmologista e eu fui muito bem atendida, gostei e recomendo muito. E amei que vou ganhar os óculos,” afirmou.
Dentre os serviços oferecidos para a comunidade, tinham consultas com pediatra, oftalmologista, agendamento para mamografia, testagem para sífilis, hepatites B e C e HIV, aferição de pressão, vagas de emprego no Sine, servicos relacionados ao documento de identidade, salões para mulheres e homens, e negociações de dívidas no Procon Serra com descontos de até 98% e atendimentos do Cadastro Único.
As crianças puderam se divertir muito na área de lazer que tinha pula-pula, castelinho, brinquedos para escalar, pintura de rosto e espaços com Chromebooks onde as crianças puderam jogar vários jogos online.
Também foi eferecido um tratamento especial aos animais de estimação da comunidade pelo novo Espaço Pet. Inaugurado nesta edição do evento, o espaço conta com serviços de consulta, microchipagem, vermifugação, controle de ectoparasitas, cadastramento para castração no programa municipal e ainda doação de ração. Ao todo, mil quilos de ração animal foram oferecidos para doação durante o evento. Todo alimento animal foi recolhido em doações feitas durante o lançamento da ciclovia Aline Bianca, no início do mês de março, em jardim limoeiro.
A ação acontece há 2 anos e 7 meses e já passou por diversos bairros da Serra, sempre atraindo muitos moradores, ajudando com serviços básicos e essenciais para a população. Empreendedores locais puderam vender seus produtos no local em um espaço separado para eles. Patrícia Neves, 39 anos, é moradora do bairro e comerciante local com uma loja de artigos de crochê. Ela falou da importância do evento para os comerciantes locais.
“Essa iniciativa da Prefeitura é muito importante para nós moradores e empreendedores do bairro, porque faz a gente ser conhecida por mais moradores e pessoas de fora, que podem conhecer meu trabalho. Está tudo muito organizado e bonito, parabéns aos organizadores da feira, uma iniciativa muito boa e importante para o crescimento do empreendedorismo feminino no nosso bairro”, disse Patrícia. A Secretária Municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Lilian Mota, falou sobre o evento e sua importância.
“Já estamos na nossa 24ª edição, sendo a primeira da gestão do prefeito Weverson Meireles. A importância dessa ação é de mostrar que a prefeitura está perto da população, estamos aqui na comunidade trazendo todos os serviços que a prefeitura tem no dia a dia e mais um pouco. Esse evento faz a prefeitura ficar mais perto da população, fazendo vários atendimento em apenas um dia” pontuou.
Lilian ainda reforçou que o evento conta com a parceria da Polícia Civil fazendo documentos de identidades, EDP, Cesan, Defensoria Pública, barbearia, cabeleireiros, entre outros empreendedores locais. A população também contou com a apresentação musical dos alunos da Rede AICA.