Projeto Aluno Auditor será lançado na próxima quinta-feira (14)

Lançamento será na Emef Pastor Oliveira de Araújo, em Divinópolis

Projeto Aluno Auditor será lançado na próxima quinta-feira (14)

Texto: Marcos Sacramento - Foto: Freepik

A Prefeitura da Serra lança na próxima quinta-feira (14), às 9 horas, o projeto Aluno Auditor, que tem como objetivo incentivar a participação ativa dos estudantes na gestão pública, acompanhando o funcionamento diário das escolas municipais.

Desenvolvido pela Controladoria Geral do Município, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Sedu), o projeto vai começar na Emef Pastor Oliveira de Araújo, no bairro Divinópolis, mesmo local onde será o evento de lançamento.

O projeto visa promover a cidadania e a participação social, estimulando o reforço de valores éticos por meio de ações específicas que contribuam para a formação da cidadania. Para isso, os alunos, dos 8º e 9º anos, usarão as metodologias da auditoria, tendo como parâmetro um formulário com mais de 20 pontos a serem avaliados.

Entre os itens auditados estão as salas de aulas, auditório, parte externa da escola, a merenda escolar, biblioteca, banheiros, quadra, salas de informática, entre outros. As perguntas vão desde o estado dos livros da biblioteca às condições de ventilação da escola.

A iniciativa é resultado da parceria entre a Prefeitura da Serra e a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio do Acordo de Cooperação 001/2023, assinado para promover ações conjuntas e intercâmbio de conhecimentos e experiências nas áreas de controle interno, auditoria governamental, controle social, transparência e ética pública.

No mês passado, o projeto foi apresentado aos alunos da escola, que tiveram a oportunidade de participar de uma palestra promovida pelo Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Espírito Santo, Bruno Fardin Faé.