Serra + Cidadã: bairros da região do evento recebem ação de combate à dengue

É muito importante que os moradores recebam em suas casas os agentes para a eliminação de focos do mosquito Aedes aegypit

Serra + Cidadã: bairros da região do evento recebem ação de combate à dengue


Texto: Amanda Amaral - Foto: Divulgação/PMS

Os Agentes de Combate à Endemias, neste sábado (23), vão atuar na região do mutirão de serviços Serra + Cidadã, que será realizado no Campo MEC Esporte Clube. As atividades acontecem nos bairros São Marcos I, São Marcos II e Nossa Senhora da Conceição. 

A partir das 8 horas, também serão realizadas visitas domiciliares, uma das ações do VAS no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Durante as visitas são passadas orientações de como evitar e combater focos do mosquito. Também é feita inspeção em locais que podem acumular água como ralos, vasinhos de planta e depósitos de geladeira, e ressaltada a importância de manter as caixas d’água bem tampadas ou teladas.

Com um estande no Serra + Cidadã, a partir das 9 horas, a equipe de Educação em Saúde, do Centro de Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) Serra, vai estar à disposição para esclarecer dúvidas dos moradores sobre como eliminar os criadouros. 

No domingo (24), o trabalho continua, porém os Agentes de Combate à Endemias vão trabalhar nas ruas de José de Anchieta I e Cantinho do Céu. 

É importante lembrar que o cronograma de atividades está sujeito as variações do tempo como, por exemplo, a chuva, a também a possíveis problemas mecânicos de equipamentos.

Participação da população

É muito importante que os moradores recebam em suas casas os agentes para a eliminação de focos do mosquito Aedes aegypit, mesmo que não tenham quintal e residam em apartamento. Além disso, vale ressaltar que as equipes atuam sempre uniformizadas.

A participação da população é fundamental no combate à larva do mosquito. Os bons exemplos começam quando os cuidados dentro da própria casa são redobrados.

 Confira as dicas para combater o Aedes aegypit:

 - Lavar diariamente o pote de água dos animais de estimação;

 - Guardar pneus em locais secos e cobertos;

 - Armazenar garrafas vazias com o gargalo virado para baixo;

 - Limpar e manter tampada as caixas d’água, cisternas e reservatórios;

 - Escorrer a água dos vasos de plantas;

 - Verificar semanalmente o depósito da geladeira;

 - Manter o lixo ensacado e só colocar na rua no momento do carro coletor passar;

 - Manter a piscina limpa e com água tratada;

 - Limpar calhas e telhados periodicamente para evitar o acúmulo de água.

 Fonte: Centro de Vigilância Ambiental em Saúde.